Maricá faz palestra sobre Fevereiro Roxo

Por

A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade de Maricá promoveu, nesta quarta-feira (5), uma palestra especial em alusão ao Fevereiro Roxo, mês de conscientização sobre o Alzheimer. O evento reuniu especialistas, profissionais da saúde e idosos para debater a importância do diagnóstico precoce, as formas de tratamento e o impacto da doença. Cerca de 60 idosos participaram da iniciativa.

Durante a palestra, foram abordados temas como os primeiros sinais do Alzheimer, estratégias para lidar com a progressão da doença e a necessidade de um suporte emocional e social adequado para os idosos e seus familiares. Além das apresentações dos especialistas, o público teve a oportunidade de participar de um espaço interativo para tirar dúvidas e compartilhar experiências.

De acordo com o neuropsicólogo clínico da Terceira Idade, Luiz Otávio Costa, a iniciativa reforçou a importância da informação e do acolhimento, destacando que, embora o Alzheimer não tenha cura, um acompanhamento adequado pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

"Participar desse debate e alertar os nossos idosos é essencial para mim. É gratificante poder dividir um pouco do que eu sei, mostrar técnicas da boa saúde, fazer promoção e prevenção", explicou Costa.