O Governo do Estado participa da primeira edição brasileira da Marmomac, considerada como a mais importante feira de rochas ornamentais, no Centro de Convenções Distrito Anhembi, em São Paulo. As potencialidades do território fluminense para o setor são apresentadas pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) em estande que deve receber 15 mil visitantes de mais de 60 países em três dias.
"O Noroeste Fluminense é o nosso principal produtor de rochas ornamentais. No último estudo realizado pelo Sebrae, a região dispunha de cerca de 300 microempresas do setor, empregando aproximadamente 6 mil pessoas. A feira é o local ideal para networking e o incremento no nosso know-how", disse a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.
O presidente da Codin, Fábio Picanço, lembra que o porto do Rio de Janeiro é a principal porta de saída das exportações brasileiras de rochas ornamentais e de revestimento.
"Em 2023, o Porto do Rio movimentou US$ 655,8 milhões em embarque de rochas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais. O Rio de Janeiro tem trabalhado muito para potencializar a nossa vocação natural e nos consolidarmos como o principal hub logístico do país", afirmou Picanço.