Por:

Discussão sobre arborização das cidades é destaque no CAU/RJ

É verão, altas temperaturas e a população ávida por sombra e água fresca. A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios. Amenizar o calor, proporcionando estabilidade climática, é um deles, assim como a absorção das águas das chuvas, que torna-se fundamental na prevenção de alagamentos. Em tempos de eventos climáticos extremos, Sydnei Menezes, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), defende a criação de praças e áreas verdes:

"É preciso traçar, nas ruas da cidade do Rio, em especial nas zonas norte e oeste, que têm uma carência enorme desse tipo de política pública, uma ação permanente de plantio de árvores. Essa ação traz inúmeros benefícios". Nessa época do ano, os principais são baixar a temperatura e prevenir alagamentos", diz Sydnei Menezes.

A arborização, além de ser indispensável para a preservação do meio ambiente, ainda contribui para solucionar ou amenizar muitos desafios urbanos. Está muito quente? Plante árvores. Muito barulho? Plante árvores. As pessoas estão dirigindo rápido demais? Plante árvores. Espaços de lazer? Plante árvores. Belas paisagens? Plante árvores. As árvores são muito bem-vindas nas ruas, nas praças, nas cidades.... Não à toa, o presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, ressalta a importância da arborização no cenário urbano.

"Nós precisamos planejar a cidade sob o ponto de vista ambiental, urbano, contemplando a qualidade de vida com um ambiente saudável e agradável em todos os aspectos", diz.

Alguns benefícios da arborização

As árvores absorvem poluentes do ar, como o gás carbônico e outros gases lançados pela queima de carvão, escapamentos de veículos e diesel, e ainda atuam como barreiras acústicas, diminuindo a poluição sonora urbana. Também são capazes de regularem a temperatura, a irradiação solar e a umidade, reduzindo a sensação térmica.