O II Seminário Territorialidades da Cultura, com o tema "Desafios à Economia Criativa da Cultura", será realizado na próxima quarta-feira (13), das 10h às 17h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, em São Gonçalo. O evento tem como objetivo promover uma reflexão sobre o papel das práticas culturais e artísticas no fortalecimento econômico e social da metrópole fluminense.
O seminário é parte do projeto "Territorialidades Inventivas da Economia da Cultura", uma iniciativa da Faperj - Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro - com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, que visa identificar e promover as manifestações culturais locais, destacando a importância da cultura como um motor econômico.
Durante o evento, serão realizadas duas mesas de debates com a participação de gestores públicos, especialistas e representantes da economia criativa local.
Mesa 1 - A gestão municipal face aos desafios da economia criativa da cultura - (10h às 12h)
Este debate trará gestores públicos que discutirão como as administrações
municipais podem enfrentar os desafios impostos à economia criativa. Participam:
Julia Sobreira - Secretária Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo
André Moreira - Coordenador de Turismo de São Gonçalo
Júlia Pacheco - Secretaria das Culturas de Niterói
Marcelo Velloso - Consultor da Unesco e professor em Gestão de Políticas Culturais e Economia Criativa
Mesa 2 - Territórios Criativos da Economia da Cultura - (14h às 16h30)
A segunda mesa abordará como os territórios criativos têm impulsionado a economia local e fortalecido as identidades culturais.