Por:

Conexão Praia realiza inclusão social

O Conexão Praia, evento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinado pela Light, recebeu nesta sexta-feira (8) um aulão do Programa Empoderadas e uma oficina de surf adaptado para pessoas com deficiência. Levados à praia pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, os participantes dos Centros de Atendimento Integrado (CAI), vieram de Barra do Piraí (Oswaldo Aranha) e Araruama (Protógenes Guimarães) curtir atividades ao ar livre.

Realizadas no Posto 8 da Praia de Ipanema, as ações promovem autoconfiança, empoderamento e inclusão de grupos vulneráveis, questões prioritárias no G20 Social.

"Desde que eu fui para o Empoderadas, em Nilópolis, a minha vida mudou totalmente. O programa agrega na nossa vida com exercícios, bem-estar, cursos para quem precisa… é tudo de bom ser aluna do Empoderadas! Eu fui a primeira a me inscrever para o aulão de hoje, praticar esportes ao ar livre, na natureza, é maravilhoso", afirmou Maria Aparecida, aluna do polo de Nilópolis do Programa Empoderadas.

Após o fim do aulão funcional, as areias de Ipanema receberam a aula de surf em parceria com o Adaptsurf, para cerca de 75 assistidos dos abrigos, incluindo homens e mulheres. Os moradores do CAI Protógenes Guimarães, de Araruama, apesar de já estarem habituados com a praia, curtiram ao máximo os ensinamentos.

"Sair do local deles para outra região é uma experiência sempre nova. Eles já amam água, mas esse esporte é diferente, e conseguir alguém qualificado para praticar um esporte com eles é muito mais difícil. Além disso, ainda tem a inclusão social, que é a melhor parte: eles socializarem e entenderem que podem estar em qualquer lugar, depois de serem excluídos por tanto tempo da sociedade", afirmou a diretora do CAI Protógenes Guimarães, Michelli Moreira.

A promoção de atividades de lazer e cultura é parte essencial da garantia de direitos básicos para todas as pessoas, mas, principalmente para pessoas com deficiência, que enfrentam obstáculos sociais em atividades rotineiras.

"Estamos muito felizes em participar do Conexão Praia com nossos assistidos e acolhidos. Nossa Secretaria tem trabalhado continuamente para promover a inclusão, reforçando nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entendemos que proporcionar momentos de cultura, esporte e lazer é fundamental para a evolução pessoal e a garantia dos direitos do público com o qual atuamos", disse a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.