Por:

Saúde: Maricá inicia programa "Fila Zero" de oftamologia

Programa "Fila Zero" na cidade de Maricá | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde (Femar) e da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (29/10) o Programa "Fila Zero" de oftalmologia, que vai oferecer mais de 20 mil consultas, exames, além de 3 mil cirurgias de catarata e pterígio (popularmente conhecida como "carne nos olhos") à população. O objetivo é acolher toda a demanda existente na fila de espera da Central de Regulação do município para esses procedimentos, com triagem dos pacientes agendados até 07/11, das 8h às 18h, no espaço montado na Rua Jovino Duarte de Oliveira, próximo ao Fórum, em Araçatiba.

 

1000 atendimentos realizados

O primeiro dia de atendimentos do "fila zero", a maior iniciativa de procedimentos oftalmológicos na história da cidade, contou com aproximadamente 1.000 atendimentos, mobilizando os moradores. No local, eles passaram por avaliação multiprofissional, exames diversos e, as pessoas com demandas cirúrgicas, foram encaminhadas para realização de operação no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, que acontecerão a partir de 11/11. O prefeito Fabiano Horta garantiu que a iniciativa é um ganho para a saúde dos moradores, com consultas, exames e cirurgias.

População aprova o "fila zero"

A aposentada Jovelina Feliciana, de 66 anos, mora na cidade desde que nasceu e disse que o atendimento foi motivo de alegria. "Estava na fila de espera e fiquei muito feliz por ser chamada para esse atendimento, que foi bom e bem rápido. Os profissionais foram atenciosos e não tenho nada a reclamar. Estou na expectativa para realizar a cirurgia de catarata e espero que dê tudo certo, já que o meu sonho é voltar a enxergar", pontuou. Cirlei Cabral, de 64 anos, está com catarata e achou a mobilização de exames e consultas um diferencial.