Na última quinta-feira (05), no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, foi realizado o workshop 'Educação Olímpica: Sonhos Transformam', que visa aproximar o Comitê Olímpico do Brasil (COB) da sociedade. Cerca de 200 profissionais da educação e convidados tiveram a oportunidade de conhecer melhor as diversas ações do programa Transforma, que atua nas escolas, por meio da educação olímpica. Parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) e o COB, o evento tem como objetivos fortalecer a cultura esportiva nacional, inserir a temática olímpica no ambiente escolar e desenvolver habilidades socioemocionais em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Adaptado à realidade brasileira, o workshop oferece informação e apoio para que as escolas criem novas maneiras de ensinar valores e estimular novos comportamentos, que servem de exemplo a serem seguidos dentro e fora das unidades.
"É muito importante agregarmos valores à gestão do ensino da rede estadual. Em todas as parcerias, o maior objetivo é fazer com que o estudante permaneça em sala de aula e conclua o desenvolvimento dos seus estudos. Estamos oferecendo novas perspectivas de futuro, para que nossos jovens possam aprimorar suas habilidades e competências. Por isso, participar de encontros como este pode ser um diferencial", afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
O programa Transforma, do COB, tem a missão de levar a temática olímpica para as escolas, oferecendo capacitação aos professores, com diversas práticas, propondo que o esporte seja um assunto transversal na escola toda, relacionando esses princípios a todos os componentes curriculares, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e mostrando que o esporte pode transmitir exemplos educativos e inspiradores.
"O esporte, além do que produz de bom para a saúde, fomenta habilidades ligadas ao foco, à disciplina e à cooperação. Essas e outras habilidades são fundamentais para alunos de sucesso, razão pela qual a correlação entre esporte e educação é estratégica para a qualificação do ensino e da aprendizagem nas unidades escolares", comentou Diego Ferreira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da Seeduc.