Por:

Missão da Unesco visita gruta em Ponta Negra

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, acompanhou o segundo dia de visita da comissão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que avalia o credenciamento da cidade no processo para se tornar a porta de entrada do Geoparque Costões e Lagunas, patrimônio geológico que abrange diferentes áreas de interesse. Nesta terça-feira (23), o mexicano Miguel Angel Cruz Perez (que havia estado na Fazenda Itaocaia no dia anterior) se juntou ao português Artur Sá para conhecerem a região onde ficam a praia e a gruta da Sacristia, em Ponta Negra, um dos locais de maior atração no setor e que guarda resquícios geológicos do continente africano.

O grupo visitou a localidade onde, segundo os geólogos, tem início a chamada 'África Geológica' ou 'Terreno Cabo Frio' (referência à cidade da Região dos Lagos), que se estende até à região de Macaé (na Baixada Litorânea fluminense). Em toda essa extensão, diversas formações rochosas sinalizam o contato com a África, especialmente na região onde hoje fica a Namíbia, no período em que os continentes se chocavam constantemente durante o processo de separação, há aproximadamente 500 milhões de anos.

Um dos minerais presentes na formação rochosa é a magnetita, utilizada na fabricação de bússolas. Na entrada da gruta, parte de uma parede superior é composta pelo material e consegue reter um objeto metálico preso no alto, como mostraram os avaliadores.