Itaperuna ganha Laboratório de Análises de Solos e Foliar

Unidade terá capacidade de realizar até 200 análises de solo dos principais cultivos agrícolas do RJ

Por

Laboratório terá capacidade de realizar até 200 análises mensais de fertilidade do solo

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, a Pesagro-Rio, inaugura nesta sexta-feira (12/04), o Laboratório de Pesquisa em Solos e Análise Foliar do Noroeste Fluminense, que faz parte de uma iniciativa da empresa vinculada para o fortalecimento das atividades do setor agropecuário do estado.

A unidade terá capacidade de realizar até 200 análises mensais de fertilidade do solo e análise foliar dos cultivos de todas as cadeias agrícolas no estado do Rio de Janeiro, contribuindo diretamente para o aumento da eficiência produtiva, resultados econômicos e adequada conservação e manejo dos solos.

Durante a cerimônia de inauguração, será realizada uma visita técnica com a chefe do laboratório, técnicos e produtores presentes, onde serão apresentadas as novas instalações e os equipamentos de ponta que serão utilizados nos serviços oferecidos pela unidade.

O projeto tem como objetivo, além de proporcionar a realização de análise e amostragem de solos, capacitar e aperfeiçoar técnicos para o manejo da fertilidade de terrenos das principais atividades agropecuárias

- Com a inauguração da unidade, mais de 60 mil agricultores e pecuaristas serão beneficiados. É uma demonstração de crescimento da agricultura do estado do RJ - ressalta o secretário de Agricultura, Dr. Flávio Ferreira.

A Secretaria de Estado de Agricultura, investiu R$ 3,5 milhões para a construção do novo centro, que tem como parceiros a prefeitura de Itaperuna, a Embrapa Solos, Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e EMATER-Rio.

- Estamos dando um passo importante no desenvolvimento do Agro fluminense. Os serviços de análises físico-química do solo e análises foliares serão destinados a atividades produtivas de pastagens, olericultura, fruticultura, cana-de-açúcar, floricultura, grãos, silvicultura e outras atividades da área do agronegócio do estado - destaca o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, Pesagro-Rio, é uma empresa pública, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, integrante do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - CONSEPA e da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária - ASBRAER.

O laboratório fica localizado no município de Itaperuna, região Noroeste do estado do Rio de Janeiro, com acesso privilegiado à todos os municípios dessa região, além das Regiões Norte, Serrana, Centro-Sul fluminense, com potencial operacional de atender as regiões Metropolitana, Médio Paraíba, Baixada Litorânea e Costa Verde.

Com os resultados da análise de rotina de fertilidade do solo, o produtor poderá seguir uma correta recomendação técnica de adubação, e evitar desequilíbrios nutricionais nos cultivos agrícolas