Por: CORREIO FLUMINENSE

Correio Fluminense | Ameaças de ataques às escolas reduziram 98%

Número de notificações tem redução de 98% | Foto: Divulgação/Seeduc

Quase um ano após a criação do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar (Cise) o número de notificações de ameaças de ataques às escolas teve redução de 98% no segundo bimestre de 2024, se comparados ao mesmo período de 2023.

O resultado é referente a todas as redes de ensino do Rio de Janeiro, segundo os dados da Polícia Civil. Criado em maio de 2023 pelo governador Cláudio Castro para o enfrentamento às ações hostis, o comitê é presidido pela Secretaria de Estado de Educação.

''Como aluno da rede estadual que fui, tenho grande preocupação em proporcionar um ensino de qualidade para nossos alunos, mas também em protegê-los. O Governo do Estado vem trabalhando incansavelmente para proteger a nossa rede escolar'', destacou o Cláudio Castro.

 

Comitê

Fazem parte do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, as polícias Civil e Militar, secretarias de Estado e municipais, membros da sociedade civil e da rede privada de ensino, entre outros. O principal objetivo é a promoção da cultura de paz.

SegPaz

Para atuar no combate e na prevenção de situações de violência nas escolas, a Seeduc criou o SegPaz - Plano de Ações Integradas de Segurança e Cultura de Paz nas Escolas, que engloba o Registro de Violência Escolar (RVE), ferramenta que tem norteado as ações de prevenção da Secretaria.

Governador dá posse ao novo secretário de Polícia Militar

Coronel Marcelo de Menezes toma posse como secretário | Foto: Rogério Santana / Gov. RJ

O governador Cláudio Castro deu posse, na manhã desta quarta-feira (24/04), ao novo secretário de Polícia Militar, o coronel Marcelo de Menezes Nogueira. A solenidade ocorreu na Academia de Polícia Militar Dom João VI, em Sulacap, e simboliza a passagem de comando do coronel Luiz Henrique Marinho Pires. Nomeado secretário de estado na última quinta-feira (18/04), o coronel Marcelo de Menezes está na instituição há 34 anos. O oficial já comandou diversas unidades e possui experiência como chefe de sessões de planejamento, inteligência, operacionais e administrativas. O coronel também atuou na Coordenadoria Militar da Alerj e na Subsecretaria Militar da Casa Civil.

Continuidade

Após a posse, Marcelo de Menezes reafirmou o compromisso com a continuidade da gestão eficiente. ''Comprometo-me desde já a trabalhar com afinco no poder da capacitação contínua dos nossos policiais, no respeito aos direitos humanos e na atuação na prevenção do crime'', disse.

Segurança

A Prefeitura de Niterói está realizando uma pesquisa sobre Segurança Pública com a população da cidade. O objetivo é coletar dados para apoiar a elaboração de políticas públicas e projetos na área. Ao todo, serão ouvidos 1,3 mil moradores de Niterói, em 52 bairros, divididos em 5 regiões.

'Amigo Pet'

O selo "Amigo Pet" pode ser criado no Rio. O objetivo é reconhecer bares e restaurantes que permitam a entrada de consumidores acompanhados de seus animais de estimação. A Alerj aprovou, em segunda discussão. A medida segue para o governador Cláudio Castro.

Hemodiálise

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho visitou, nesta quarta-feira (24), as obras da Clínica Regional de Hemodiálise, em espaço anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG). Wladimir lembrou que a clínica terá capacidade para beneficiar 272 pacientes de hemodiálise.