Equipado com tecnologia de ponta, o Rio Imagem Baixada - unidade do Governo do Estado, em Nova Iguaçu - já realizou mais de 650 mil exames laboratoriais e de imagem em nove meses de funcionamento. O maior centro de diagnóstico público da América Latina, situado às margens da Rodovia Presidente Dutra, atendeu, nesses nove meses, cerca de 90 mil pacientes da região e de municípios do interior. É uma transformação na realidade de quem tinha que ir buscar o serviço na capital ou pagar por ele numa clínica particular.
-O Rio Imagem Baixada é um empreendimento único em toda a Baixada Fluminense. Além de evitar deslocamentos até o Rio Imagem Centro, desafogando hospitais da região, esse novo equipamento tem entregado serviços de última geração aos cidadãos. É um orgulho para nossa gestão proporcionar saúde de qualidade aos moradores da Baixada e do interior do estado - afirma o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Desde a inauguração, em julho de 2023, 89.994 pacientes fizeram mais de 200 mil exames de diagnóstico por imagem no centro de diagnóstico. Também foram realizadas mais de 450 mil análises laboratoriais.
-Temos muito orgulho de ver como o Rio Imagem Baixada tem melhorado a vida de tantos moradores do Estado do Rio de Janeiro. E ainda poderemos crescer muito mais, oferecendo exames de baixa, média e alta complexidades. Para a saúde da mulher, por exemplo, conseguimos realizar desde a mamografia até uma estereotaxia, que é um exame mais complexo. É a tecnologia ajudando a salvar vidas - ressalta a secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello.
Entre os modernos exames oferecidos estão o imuno-histoquímica, que define com precisão o tipo de tumor cancerígeno e a gravidade da lesão. A unidade também realiza ecografia vascular, que utiliza o efeito doppler para visualizar e quantificar o movimento do sangue nas artérias e veias e identificar estreitamentos, aneurismas ou coágulos em diversas partes do corpo humano.
A dona de casa Luiza Antonia Freitas de Chagas, de 63 anos, sabe bem o que significa ter um centro de diagnóstico público próximo de casa. Moradora de Mesquita, ela conta que precisava sair de madrugada para realizar exames de imagem no Centro do Rio.
-Quebrei a clavícula e dependo de um exame de raio-x para dar entrada no INSS. Eu me surpreendi ao chegar aqui no Rio Imagem e ver uma estrutura dessa na rede pública. É um serviço de primeira na Baixada Fluminense. Fui muito bem tratada aqui e estou impressionada com o serviço prestado desde as recepcionistas até aos médicos - diz, empolgada, Luiza.
Com investimentos de R$ 90 milhões do programa Pacto RJ, a unidade tem capacidade para realizar até 40 mil exames por mês e está desafogando o atendimento do Rio Imagem do Centro do município do Rio e otimizando as filas de atendimento nos hospitais da Baixada. A criação da unidade também dinamizou a economia local, com a geração de 350 empregos diretos.