Por:

Força-Tarefa vistoria Imunana-Laranjal

O governador Cláudio Castro participou, nesta segunda (8), de uma reunião de trabalho, no Rio Guapiaçu, para monitorar e intensificar as ações que buscam identificar o foco de contaminação por tolueno. Equipes do Instituto Estadual do Ambiente já colheram mais de 170 amostras de água, em mais de 50 locais.

"A área foi isolada. Isso evita que a água bruta com o poluente se aproxime da que será tratada. A água que está chegando na casa da população está apta para consumo, com zero poluente. Agora, nosso objetivo é identificar o foco de contaminação e punir os responsáveis", declarou o governador Cláudio Castro.

Ao longo dos rios Guapiaçu e Macacu está sendo realizada uma investigação, a partir da coleta e análise do solo e da água, para auxiliar na definição do local exato do derramamento do poluente.

O monitoramento permanecerá contínuo, acompanhando as oscilações das concentrações de tolueno nos locais já identificados até o momento. Os pontos serão refinados, a fim de localizar com maior precisão o foco da contaminação, e o monitoramento será ampliado, com a finalidade de garantir a inexistência de outras áreas contaminadas.

Participaram da reunião os secretários do Ambiente, Bernardo Rossi, de Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, e das Cidades, Douglas Ruas; além do presidente da Cedae, Agnaldo Ballon.

Força-Tarefa

Vinte equipes da Polícia Civil realizaram buscas em 15 empresas em Itaboraí. Das 16 empresas vistoriadas, 14 delas ficam no Comperj. Ao todo, seis peritos criminais da Polícia Civil atuaram na operação, além de quatro delegados. Juntamente com dez técnicos do Inea, participaram as equipes da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, com oito agentes, que levantaram informações sobre as empresas e fazendas que atuam com o produto na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.