Por: CORREIO FLUMINENSE

Economia Azul: Governo atrai 194 startups internacionais

Programa implementa um hub com 289 startups | Foto: Divulgação

O Governo do Estado, através da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, apresenta, no próximo dia 11 de abril, os primeiros resultados do BlueRio, programa que regulamentou e implementou um hub de startups com soluções para os desafios ambientais do Rio de Janeiro. Ao todo, foram 289 startups inscritas, dentre as quais 194 são internacionais, representando 47 países de todos os continentes. ''O BlueRio vem ao encontro do momento estratégico que o nosso estado atravessa, em um ano de grandes encontros e acordos internacionais pelo G20, com importantes investimentos em políticas ambientais e promovendo a sinergia entre o desenvolvimento econômico e a adaptação às mudanças climáticas'', destacou o governador Cláudio Castro.

 

Inovação

O hub de inovação, que atraiu startups com soluções tecnológicas para oito empresas parceiras vinculadas à economia do mar, além da própria pasta ambiental, é inspirado em iniciativas de sucesso ao redor do mundo e reúne empresas de diversos perfis de inovação.

Parcerias

Entre as parcerias já em desenvolvimento nesta primeira temporada do BlueRio, está o acordo celebrado entre a empresa marítima Wilson, Sons e a startup TideWise. A cooperação, já em processo adiantado, visa monitorar a profundidade das águas navegáveis com alta precisão.

Lula participa de lançamento de obra em Niterói

Maior obra de dragagem do Brasil foi iniciada em Niterói | Foto: Divulgação

A maior obra de dragagem do Brasil foi iniciada em Niterói nesta terça-feira (02). A cerimônia realizada no Porto da cidade reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de Niterói, Axel Grael e o ex-prefeito e o atual secretário Executivo do município, Rodrigo Neves, para o início das atividades de ampliação do Canal de São Lourenço. A obra vai permitir o acesso de grandes embarcações à infraestrutura aquaviária do Complexo Naval e Portuário da cidade, localizado na Baía de Guanabara. A Prefeitura de Niterói vai investir R$ 140 milhões para viabilizar o projeto. A Intervenção tem o objetivo de alavancar toda a produção naval e pesqueira da região. Serão gerados cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

Desassoreamento

O desassoreamento do trecho da Baía de Guanabara acontecerá entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói e aumentará de 7 para 11 metros a profundidade (calado), o que permitirá o aumento da função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações.

PPP

Através de Parceria Público Privada (PPP), a Prefeitura quer trazer para a cidade o que há de mais moderno na indústria da pesca, com base em portos pesqueiros semelhantes aos existentes em grandes cidades europeias e asiáticas, beneficiando pescadores e armadores. quadrados.

Itaboraí

Buscando evitar filas de espera, foi aberto o polo de hidratação contra a dengue no Hospital Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia. A abertura do novo equipamento foi realizada, na manhã desta terça-feira (02/04), e contou com a presença do secretário de Saúde, Hédio Mataruna.

Campos

A Secretaria de Serviços Públicos de Campos concluiu a primeira etapa de limpeza em Santo Eduardo, onde equipes permaneceram por cerca de uma semana auxiliando nos serviços de desobstrução e lavagem das casas e vias. Foram retiradas cerca de 850 toneladas de inservíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.