Por:

Estado entrega Selo Amiga da Mulher a 32 empresas

Certificado confirma que empresas contribuem na defesa dos direitos das mulheres | Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Serviços , entregaram, na noite da última quarta-feira (27/03), o Selo Empresa Amiga da Mulher para 32 organizações que atuam no Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu no Palácio das Laranjeiras, onde o governador Cláudio Castro, ao lado da primeira-dama Analine Castro, formalizou o reconhecimento a um grupo de representantes femininas atuantes no mercado. O certificado confirma que as empresas contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos das mulheres.

O governador Cláudio Castro agradeceu e parabenizou as empresas, que entenderam que a política pública voltada para o fortalecimento da mulher é fundamental para a evolução do Estado e da sociedade.

- Mulheres têm que ter vez e voz. O nosso objetivo é olhar a mulher como foco para a construção de uma política pública transversal e efetiva. E com a criação da Secretaria da Mulher nós já evoluímos muito. O nosso desejo é que isso seja contínuo e perene - ressaltou o governador.

Uma comissão observou diversos aspectos listados em 12 requisitos, incluindo o ambiente de trabalho da empresa, que deve prezar pela saúde, integridade física, emocional e pela dignidade da mulher, além de acessibilidade e condições adequadas de trabalho para pessoas com deficiência.

Além de reconhecer as empresas que já cumprem o papel de acolher e apoiar a mulher, a secretária da Mulher, Heloisa Aguiar, reforçou que o selo é um incentivo para novas iniciativas.

Vamos seguir firmes na promoção de políticas de qualificação, inserção e manutenção das mulheres no mundo do trabalho, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas.

O selo está classificado em três categorias: Bronze (empresas que atingiram acima de 50% dos requisitos solicitados), Prata (mais de 70% dos requisitos) e Ouro (acima de 90%). Quinze organizações enquadraram-se na categoria Ouro, nove entraram na Prata, e oito vão receber o selo Bronze.

Durante o processo, as empresas também precisaram comprovar que divulgam, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher.

Comprometer-se com ações futuras também foi um dos requisitos. As empresas apresentaram uma carta de compromisso com planejamento de projetos e programas, bem como convênios, parcerias com órgãos ou empresas públicas ou privadas, entidades filantrópicas e associações que visem à qualificação profissional, inclusão, bem-estar e desenvolvimento da mulher na sociedade.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Serviços, Vinicius Farah, o selo não apenas destaca as empresas com responsabilidade social corporativa, mas também estimula outras a seguirem o mesmo caminho:

- Esse reconhecimento fortalece a posição das mulheres no ambiente corporativo, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária - reforçou Farah, adiantando que o edital já está aberto para as certificações do próximo ano - declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.