Por:

Maricá inicia vacinação contra a gripe na cidade

Maricá iniciou campanha de vacinação contra a gripe | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (26/03) a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) dos grupos prioritários. A ação segue até o dia 31/05 em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade. A dose anual da vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nas USF Central, Jardim Atlântico, Inoã 2, São José 2, Mumbuca e Barroco. Nas demais USF, a população pode se vacinar das 8h às 17h. A Unidade Móvel de Saúde, localizada no Caxito, oferece o imunizante às segundas e sextas-feiras, das 8h às 17h.

Lembrando que em 13/04, das 9h às 16h, será realizado o Dia "D" de vacinação contra a gripe, com a aplicação da vacina em um sábado nas 26 Unidades de Saúde da Família.

Para se vacinar, é obrigatório levar um documento de identidade com foto, caderneta de vacinação (se tiver) e uma identificação do grupo prioritário a que pertence — o que inclui laudo médico atualizado, documento funcional, dentre outros. É importante lembrar que a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que oferece proteção às cepas do vírus Influenza mais presentes na atualidade: B, A H1N1 e A H3N2.

Neste ano, a campanha de vacinação contra a gripe abrange crianças de 6 meses a 5 anos de idade; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos; pessoas com comorbidades; professores; gestantes e puérperas (no período pós-parto); indígenas e quilombolas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários, das forças armadas ou de segurança e salvamento; pessoas em situação de rua; adolescentes em medidas socioeducativas com menos de 18 anos; população privada de liberdade com 18 anos ou mais; assim como os funcionários do sistema de privação da liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.