Por:

Estado entrega frota de veículos para secretarias de Assistência Social

Governador Cláudio Castro durante entrega da frota para as secretarias municipais | Foto: Carlos Magno/ Governo do Rio

O governador Cláudio Castro entregou, nesta segunda (25), no jardim de inverno do Palácio Guanabara, 94 viaturas para todas as secretarias municipais de Assistência Social do Rio. Os veículos serão usados para serviços administrativos, melhorar a logística de assistência aos municípios e fortalecer a atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Do total de veículos, dois ficarão disponíveis para os abrigos de acolhimento do Estado.

"Depois da grave crise econômica que o Rio passou, a primeira pasta que deixou de ser vista foi a Assistência Social e nós conseguimos, com muito trabalho, mudar essa história. Reabrimos e abrimos os Restaurantes do Povo, expandimos o Café do Trabalhador, além de estarmos reestruturando nossos abrigos. Em 2023, atingimos a grande marca de 13 milhões de refeições servidas à população. E a entrega desses veículos corrobora o nosso compromisso com a assistência social e a união do Estado com todas as prefeituras", destacou Castro.

Ainda no evento, o governador anunciou o repasse de R$ 12 milhões às secretarias de assistência social dos municípios. A verba é disponibilizada por meio da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que tem como uma de suas funções o reforço da parceria com o SUAS.

"Só tenho a agradecer por tudo que o Estado tem proporcionado à assistência social. Nesse fim de semana, durante as chuvas, ouvi de muitas prefeituras o reconhecimento de ter um governo tão presente em todas as regiões do território fluminense. E isso tudo só é possível pela liberdade e confiança que o governador nos dá para trabalharmos e atuarmos perto da população que mais necessita", cita a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

O investimento para aquisição dos veículos é proveniente de uma verba de emenda parlamentar de 2019 da Bancada Federal do Rio de Janeiro, relatada à época pelo deputado federal Hugo Leal. Foram investidos na compra dos veículos cerca de R$ 9,6 milhões.

"O caminho de quem quer fazer o bem, às vezes, é tão difícil. Mas nós fizemos tudo o que era necessário e, hoje, tiramos esse sonho do papel e entregamos para as secretarias de Assistência Social", disse o deputado federal, Hugo Leal.

Comissão de Intergestores Bipartite

É um encontro que acontece mensalmente entre o Governo do Estado e as 92 cidades do território fluminense. A reunião deste mês acontece, na tarde desta segunda, na sede do Executivo estadual.

A entidade tem o objetivo de realizar debates e deliberações sobre a política de assistência social, além de lutar pela descentralização da causa, por meio de processo que garanta recursos financeiros para executar atividades que beneficiam a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.