Por:

Campos lança Programa Neuroação

O prefeito Wladimir Garotinho lançou o Programa Neuroação na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da Prefeitura de Campos. O programa, voltado para o tratamento de crianças atípicas, tem como objetivos centrais o diagnóstico precoce e monitoramento permanente, tratamento padronizado em toda rede, definição do fluxo de atendimento por nível de complexidade, capacitação continuada (assistência saúde e educação) e o comitê de apoio aos pais e responsáveis. Durante o encontro, o prefeito anunciou também o Centro Especializado de Reabilitação (CER), que vai contar com a reabilitação física, psicológica, intelectual e auditiva. A sede vai ser implantada na antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Alair Ferreira, no Jardim Carioca.

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, Campos vai iniciar mutirões de atendimento às crianças e às famílias atípicas. A ação contará com uma equipe multidisciplinar: neurologista, psiquiatra, neuropsicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. O programa Neuroação faz parte de uma ação integrada das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia; Saúde, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT); Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ); Fundação Municipal de Esporte (FME); Poder Legislativo; Conselho Tutelar; Ministério Público; e Mães de Crianças Atípicas.

Mãe atípica de um menino de dois anos e 10 meses, Cássia Brandão fala que o espaço vai ser essencial para um tratamento completo. "A Escola Inclusiva já tem todo o suporte para a gente e é um ambiente tranquilo e de acolhimento, mas ainda não consegui, para o meu filho, as terapias com fonoaudiólogo e psicólogo, muito necessárias para o tratamento dele. O programa vai ser de extrema importância para esses acompanhamentos'', avaliou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.