Por: CORREIO FLUMINENSE

Correio Fluminense | Niterói lança exposição que destaca superação feminina

Exposição estará em cartaz no MAC até 20 de março | Foto: Bruno Eduardo Alves/PMN

A Prefeitura de Niterói inaugurou, na última sexta-feira (08), no mezanino do Museu de Arte Contemporânea (MAC), a exposição "Metamorfose: Das sombras à luz", uma imersão poética através da fotografia. A mostra traz fotos de sete mulheres que recebem apoio da Codim e que posaram para as lentes de Adriana Oliveira. Na exposição, o público é convidado a fazer uma reflexão sobre as muitas faces da violência contra a mulher. O lançamento da exposição teve a presença da primeira-dama de Niterói, Christa Vogel Grael. A coordenadora da Codim, Thamyris Elpídio, destacou que a exposição representa o trabalho desenvolvido há 21 anos. "São histórias reais, de mulheres que passaram pelos nossos equipamentos e tiveram as vidas transformadas'', declarou.

 

Criação

O projeto teve criação e execução da Codim e da fotógrafa niteroiense Adriana Oliveira, cuja avó foi vítima de violência doméstica. A mostra contou com a coragem de sete mulheres, em processo de cura recebendo o apoio dos equipamentos públicos de Niterói.

Transformação

A administradora Maria Gomes, 52 anos, é uma das sete mulheres que recebem suporte da Codim que posaram para as fotos da exposição. Ela descreveu a experiência de participar do projeto."Significou transformação. Se eu tivesse que definir em uma palavra seria essa'', afirmou.

Mamógrafo Móvel fez mais de 120 exames no Centro do Rio

Mamógrafo Móvel fez um total de 129 exames | Foto: Divulgação SES-RJ

O Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde recebeu mulheres para exames em praça pública, no centro do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (08). A iniciativa foi parte da ação do Governo do Estado, pelo Dia Internacional da Mulher, que reuniu 22 órgãos e instituições com mais de 40 serviços gratuitos no Largo da Carioca. A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, esteve no local, acompanhando o atendimento no Mamógrafo Móvel. A unidade móvel fez um total de 129 exames: 65 mamografias e 64 ultrassonografias, nas modalidades tireóide, mamária, pélvica, transvaginal e transvaginal com doppler. O atendimento foi feito por ordem de chegada.

Exames

Somente em 2024, o mamógrafo móvel da SES-RJ já realizou 3.078 exames, sendo 1.853 de mamografia e 1.225 de ultrassonografia, em cinco municípios de diferentes regiões do estado: Rio Claro, Quissamã, Areal, Rio de Janeiro e Cachoeira de Macacu.

Unidade itinerante

Em 2023, a unidade itinerante realizou 22.290 exames: 13.472 de mamografia e 8.818 de ultrassonografia. Ao todo, 23 municípios fluminenses de sete regiões diferentes do estado: (Baixada Litorânea, Centro-Sul, Médio Paraíba, Metropolitana 1 e 2, entre outras.

Dengue I

A Administração Municipal de Rio das Ostras declarou situação de emergência em razão do risco de epidemia por doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti (dengue, zika e chikungunya). O decreto foi publicado na sexta-feira, dia 8, e é válido por até 120 dias.

Dengue II

A decisão foi tomada em razão do cenário epidemiológico da dengue na Cidade, que vem apresentando uma preocupante tendência de crescimento desde 2023. Também avançam os casos de pessoas infectadas pelas outras doenças transmitidas pelo mosquito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.