Por:

São Gonçalo debate plano habitacional

Audiência pública foi realizada na Câmara Municipal | Foto: Divulgação

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Gonçalo apresentou e debateu o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), durante audiência realizada na tarde de quarta-feira (6), na Câmara de Vereadores.

O PHLIS é um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional de São Gonçalo, com objetivo de proporcionar moradias dignas para a população socialmente vulnerável.

O plano traz um diagnóstico sobre o déficit habitacional total do município e também propõe o que precisa ser feito para resolver ou minimizar os problemas de habitação da cidade. Ele é indispensável para determinar as intervenções a serem executadas pelo poder público municipal no setor habitacional ao longo dos próximos anos, de maneira a enfrentar seus principais problemas.

"É importante também reconhecer esse esforço que a gestão do Capitão Nelson tem feito em relação ao planejamento da cidade. Pensamos a política pública habitacional através de várias secretarias. Aqui temos uma integração entre a secretaria de Habitação, Semgipe, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Defesa Civil e outras secretarias que contribuíram para a produção deste plano", disse a secretária de Habitação e de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa, na abertura da audiência.

São Gonçalo está entre os municípios brasileiros que aderiram ao Plano Nacional de Habitação. A apresentação do plano ao Ministério das Cidades enquadra-se nas exigências do Governo Federal para que o município seja incluído em novas etapas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e também do programa 'Minha Casa, Minha vida'.

Também foi ressaltada na audiência a participação popular pelo aplicativo Colab nos avanços em relação às políticas habitacionais da cidade, através da divulgação e convocação de consultas públicas e também no cadastro da população para programas habitacionais. Em junho do ano passado, por exemplo, foi realizada uma audiência de contribuição participativa para elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), no bairro Alcântara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.