Por:

Acessibilidade nas praias do Estado

Praia Para Todos atende às necessidades de cerca de 50 pessoas por dia, em cada local | Foto: Galeria Projeto Praia Para Todos

Por Leandra Lima

Aberta a temporada de verão, o projeto do Instituto Novo Ser, "Praia Para Todos" retoma as atividades inclusivas gratuitas de lazer e esporte para pessoas com deficiência(PCDS) e mobilidade reduzida nas praias do estado do Rio de Janeiro, dentro das ações estão práticas físicas e desportivas que incluem vôlei sentado, surf adaptado, handbike, banho de mar entre outras. Nesta edição, o projeto funcionará aos sábados e domingos, das 09h às 14h, durante o mês de dezembro seguindo até abril de 2024, em seis pontos nas praias do Rio, são elas: Barra da Tijuca, Copacabana, Recreio dos Bandeirantes, Ipanema, Flamengo e Mangaratiba. A novidade deste ano também envolve a extensão do projeto que chegou às praias da Região dos Lagos.

Oferecendo um espaço acessível e seguro para que as pessoas com deficiência possam usufruir do seu direito de lazer, o Praia Para Todos conta com uma infraestrutura que possui vagas reservadas nas vias de acesso à praia, rampas de acesso, esteira na areia para passagem de cadeira de rodas, piso tátil e sinalização sonora para pessoas com deficiência visual e auditiva, sanitários acessíveis, além de outras adaptações no mobiliário urbano.

A retomada da ação se deu com o apoio da farmacêutica Lundbeck Brasil, a parceria faz parte do projeto social Lund Social. A diretora do RH da Empresa, Alba Eiras, enfatizou a importância dessa junção, e destacou que a inclusão é um dos valores fundamentais na Lundbeck e reforçou em sua fala que todos têm o direito de desfrutar das praias independentemente de suas limitações físicas. "Acreditamos que, para atingir uma sociedade mais igualitária, precisamos olhar para as barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente, e as praias não devem ser uma exceção", completou.

O Praia Para Todos atende às necessidades de cerca de 50 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por dia, em cada praia. Ao longo dos anos, foram realizados aproximadamente 3.500 atendimentos diretos. No início as atividades eram feitas de forma itinerante nas praias da Barra da Tijuca, Copacabana, Leblon, Ipanema, Piscinão de Ramos e São Paulo, e a partir de 2011, foi implementado de forma fixa nas regiões, mencionadas. O projeto foi idealizado pelo Instituto Novo Ser em 2008 e tem como objetivo proporcionar atividades inclusivas de lazer, utilizando a praia como cenário e o esporte adaptado como uma ferramenta para promover a inclusão.

Acolhidos pelo Praia Para Todos relataram através das redes sociais que participar dessa experiência é um sentimento único, onde muitos deles se viram conquistando o sonho de conhecer o mar de perto. Além disso, parte deles se sentiram motivados e inspirados a quebrar as barreiras do preconceito existente na sociedade para com PCDS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.