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Após apagão, Enel pede desculpas

Geladeiras vazias: alimentos e medicamentos que precisam de refrigeração estragaram | Foto: Reprodução

Por Wellington Daniel

A Enel Distribuição Rio divulgou ontem (22), quatro dias após o temporal que causou um apagão no Estado do Rio, uma nota e um vídeo em que se solidariza e pede desculpas aos clientes afetados. Até o fechamento esta matéria, a companhia informava que 99% da população que teve falha na distribuição de energia, estava com o serviço normalizado.

Em diversas localidades, a energia só voltou durante a terça-feira (21). Foi o caso da Comunidade do Contorno, que precisou realizar duas manifestações para conseguir o religamento da luz. Parte da Mosela e Duchas tiveram o serviço restabelecido apenas na madrugada de quarta (22). Pontos dos primeiros e segundo distrito ainda registravam a energia em meia fase ou totalmente desligada até a tarde de ontem.

"Os defeitos foram em pontos muito espalhados em todos os municípios e isso gerou um tempo maior de reparo. Mas não descansaremos até que todos os clientes tenham 100 % de todo o serviço restabelecido", disse diretor de Planejamento de Redes da Enel Distribuição Rio, José Januário de Oliveira.

O Correio da Manhã questionou se a empresa pretende criar alguma forma de auxílio para quem teve prejuízo por conta do apagão e se pode haver desconto na conta de luz. A companhia informou que pedidos de ressarcimento serão avaliados de forma individual, seguindo uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Plano Verão

Em Petrópolis, não é a primeira vez que a Enel deixa clientes por diversos dias sem energia. No Carnaval, algumas localidades também registraram falhas por mais de 72 horas. Com isso, o Procon Petrópolis multou a empresa em R$ 16 milhões. À época, a justificativa para o problema também foi uma chuva forte.

A reportagem questionou a empresa se o Plano Verão, que orienta as ações de contingência, não prevê respostas mais ágeis aos eventos climáticos, que não são incomuns na cidade. A empresa respondeu que o Plano prevê ações para atuação em situações de baixa, média e alta complexidade.

Ainda de acordo com a Enel, os eventos da tempestade do dia 18 superaram os 100 km/h, arremessando diversos objetos contra a rede. A companhia disse que se preparou com tecnologia e reforço significativo da equipe.

"Horas depois do temporal, cerca de 30% dos clientes afetados tiveram o fornecimento normalizado por meio de manobras telecontroladas diretamente do centro de operações. Depois, a distribuidora priorizou os casos mais sensíveis, como unidades de saúde, hospitais, escolas e clientes eletrodependentes cadastrados no sistema", diz a nota.

Senacon notifica concessionárias

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a Enel e a Light pelas falhas no abastecimento de energia elétrica no Estado. A concessão é federal e a Aneel, responsável pela fiscalização, também informou que abriu processos específicos, que podem resultar em penalidades para a concessionária.

"O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 22, preconiza que os entes governamentais, seja diretamente ou por meio de suas entidades, concessionárias, permissionárias ou em qualquer outra modalidade de empreendimento, têm o dever de prover serviços que sejam não apenas adequados, eficientes e seguros, mas, no caso dos serviços essenciais, também ininterruptos", afirma a nota da Senacon.

A Light não respondeu o contato da reportagem até o fechamento desta edição.

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