Por:

Macaé sedia evento de esporte de aventura no fim de semana

Terra de Gigantes começa às 22 horas desta sexta-feira (17) | Foto: Rui Porto Filho

O potencial da Serra Macaense ganha destaque internacional de sexta-feira (17) a domingo (19) com a final do campeonato brasileiro de corrida de aventura, a Expedição Terra de Gigantes 250 km Macaé, que será promovida a partir do Arraial do Sana (RJ). A Prefeitura de Macaé apoia o evento, com ênfase para as secretarias de Esportes e Turismo. As modalidades serão canoagem, mountain bike, trekking e escalada.

- A secretaria de Esportes está dando todo apoio à competição, eventos como esse aquecem a economia local e incentivam nossos moradores a iniciar a prática esportiva, assim, vamos tornando nossa cidade ainda mais saudável - salientou o secretário de Esportes, Marvel Maillet, acrescentando que Macaé tem o melhor cenário para eventos de aventura. "Esse será o primeiro de muitos que acontecerão no município", acrescentou.

O secretário de Turismo, Léo Anderson, pontuou que o potencial de natureza da Serra Macaense, unindo ambientes como montanhas, rios e mata atlântica oportuniza que o praticante tenha contato direto com as belezas naturais da cidade, mais um atrativo turístico de Macaé.

"O município possui o cenário perfeito para essa prática esportiva, que fomenta o turismo esportivo, atraindo os praticantes ligados à natureza", frisou.

A organização do evento avaliou que o Sana é o "paraíso das águas".

"A grande atração turística é o riquíssimo complexo ecológico do Sana, por onde corre o Rio Sana, que se inicia na região serrana", informou a organização para os praticantes.

A organização também enalteceu que "a vocação para o turismo ecológico está preservada. Além de abrigar uma faixa do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, detém um precioso conjunto de atrações naturais representado por praias, matas, ilhas, rios, cachoeiras e lagoas".

O presidente da Confederação Brasileira de Esporte de Aventura, Arnaldo Maciel, considera o Terra de Gigantes atualmente a competição mais importante da modalidade, já que reúne os principais atletas do país.

As categorias são: quartetos mistos, duplas masculinas, duplas mistas e duplas femininas (250km); quartetos mistos, duplas masculinas, duplas mistas e duplas femininas (100km). Participam atletas da Argentina, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A organização orienta que o colete de prova fornecido pela organização deve estar vestido acima de todas as vestimentas, inclusive sob o colete salva-vidas durante toda a prova, sob risco de penalização da equipe.

Na sexta (17), o check-in das equipes de 250 km e 100 km ocorre às 17 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.