Por:

Programa 'Esse Rio é Meu' chega a Cabo Frio

Iniciativa tem o intuito de para preservar os recursos hídricos | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assinou o termo de cooperação com a OSCIP Planetapontocom para desenvolver o Programa Esse Rio é Meu, que atuará nas escolas da rede municipal visando os cuidados e a preservação dos recursos hídricos da cidade. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura, nesta semana, onde foram discutidas questões da educação para os mais novos por meio de projetos de sustentabilidade.

Serão cerca de 33 mil alunos mobilizados a trabalhar em prol dos rios Una e São João, além dos córregos e das lagoas da cidade. Segundo a prefeita Magdala Furtado, o Programa vai beneficiar de forma avassaladora todas as escolas de Cabo Frio.

"Precisamos educar nossas crianças sobre a questão ambiental e preservação dos rios. É através das crianças que vamos construir um futuro melhor, por meio deste projeto", afirmou a prefeita, após a assinatura do termo de cooperação técnica.

A Planetapontocom é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com mais de 20 anos de história e reconhecida pelo desenvolvimento de iniciativas inovadoras, testadas e sistematizadas para serem disseminadas e, portanto, passíveis de se tornarem políticas públicas.

Além de Cabo Frio, o Programa Esse Rio é Meu está presente nos municípios do Rio de Janeiro e em Itabira, Minas Gerais. Ao todo são 830 escolas que cuidam de 187 recursos hídricos.

Para a presidente da OSCIP Planetapontocom, Silvana Gontijo, o encontro foi positivo para o avanço nas questões ambientais.

"Será um ganho para todos, para a cidade de Cabo Frio que agora conta com um Programa que está comprometido em cuidar do meio ambiente, e para nós porque cuidar da natureza é cuidar das nossas e futuras gerações", acrescentou.

A secretária de Educação, Rejane Jorge, está animada com a implantação de um projeto tão importante para a comunidade escolar. "Vamos construir uma cultura nas escolas onde os alunos tenham acesso ao conhecimento, uma visão construtiva para questões ambientais e preservação", explicou.

Além disso, participaram da reunião de assinatura do termo uma equipe especializada em recursos hídricos da Prolagos Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto e o Comitê de Bacia Lagos São João.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.