Por:

Mais de 43 mil vítimas de acidentes de motos

Regiões Metropolitana I e II e Serrana concentram o maior número de acidentes | Foto: Divulgação/SES

No mês da Semana Nacional do Trânsito, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) está realizando rodas de conversa com o tema "No trânsito, escolha a vida". A atividade conta com a participação de secretarias municipais de saúde de nove municípios do estado do Rio de Janeiro, que representam as regiões da Baía da Ilha Grande, Baixada Litorânea, Centro Sul, Médio Paraíba, Metropolitana I, Metropolitana II, Noroeste, Norte e Serrana.

Segundo dados apresentados pelos municípios no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de 2015 a 2022, 43.185 motociclistas fluminenses acidentados necessitaram de internação hospitalar no SUS e 78,63% residiam nas Regiões Metropolitana I (16.417), Metropolitana II (10.120) e Serrana (7.421).

Um dos objetivos centrais da ação é a apresentação dos municípios referente às informações de acidentes com motociclistas dentro de cada território. As notificações são obrigatórias a todos os profissionais de saúde de unidades públicas ou privadas dos municípios do estado, desde a publicação da Resolução SES-RJ 2.485 de 2021, em que o estado inclui essa determinação para os Acidentes de Transportes Terrestre - ATT com motociclistas.

Para Eralda Ferreira, coordenadora de Vigilância e Promoção da Saúde, a roda de conversa é uma forma de integrar os setores da Vigilância Epidemiológica com a rede de atenção à saúde."As rodas de conversa sobre Acidentes de Transporte Terrestre (ATT), com foco nos motociclistas, realizadas em comemoração à Semana Nacional do Trânsito pela equipe da Divisão de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DIVDANT), tem demonstrado a importância da inclusão das notificações de ATT com motociclistas e o trabalho realizado pelas equipes municipais de vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis - DANT integrando setores da vigilância epidemiológica com a Rede de Atenção À Saúde para conhecer e prevenir as acidentes"