A Prefeitura de Cabo Frio prometeu intensificar a fiscalização para melhorar o ordenamento na Praia do Peró na próxima temporada de verão. A promessa foi feita pelo secretário municipal de Governo de Cabo Frio, coronel Ruy França, durante encontro promovido pela Câmara Municipal para discutir o planejamento do verão de 2024.
A Praia do Peró é a única de Cabo Frio que possui a Bandeira Azul, selo internacional de qualidade ambiental. Para garantir a manutenção do certificado, é necessário o cumprimento de vários quesitos, como a qualidade da água do mar, acessos seguros, proibição de esportes e animais na areia do trecho certificado, vias de escape e segurança.
- A fiscalização já atua no controle do comércio clandestino na orla do Peró, das Conchas ao Pontal, mas precisa ser melhorada. Também estamos cientes dos problemas da invasão de carros e motos na orla (destinada apenas a pedestres e ciclistas), dos jogos proibidos e dos cães na areia. Já existe um cronograma de ações, mas que precisa ser mais efetivo - disse o coronel ao responder às perguntas levadas pelo vereador Luiz Cláudio Gama.
Respondendo a outra pergunta do parlamentar, Marcela Santana, da secretaria municipal do Meio Ambiente, informou que a troca no comando do programa Bandeira Azul se deu devido ao pedido de exoneração da antiga coordenadora, Paloma Arias. No seu lugar, segundo ela, foi nomeada uma bióloga concursada, com vasta experiência em educação ambiental, que está dando continuidade aos projetos previstos pelo programa Bandeira Azul.
- Indicamos uma servidora competente e concursada para evitar mudanças na gestão - afirmou Marcela do Amaral.
Os problemas de ordenamento na Praia do Peró e na Praça do Moinho são alvos de ações do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). No encontro na Câmara Municipal, os representantes da Prefeitura deixaram sem resposta às reivindicações dos moradores e veranistas, que pedem melhorias nos acessos, que estão com buracos e sem sinalização; reforma da Praça do Moinho; e, retorno dos "agentes verdes", responsáveis pela educação ambiental na praia.
Os moradores do Peró elogiaram o policiamento feito pelo 25º BPM (Cabo Frio). Presente ao encontro, o comandante do batalhão, coronel Leonardo Oliveira, disse que a unidade receberá reforços de efetivo no verão e que uma base fixa será montada no Peró.
- Todas as praias têm direito a ações de ordenamento, mas o Peró, com a Bandeira Azul, exige uma atenção especial. O selo é um atrativo e por isso o destino precisa presença constante do poder público e diálogo com a comunidade - concluiu o vereador Gama.