Por:

Programa de Cadastro da Agricultura Familiar

Pensando na importância no desenvolvimento da produção agrícola fluminense, o Sebrae Rio, o CRCRJ e o Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, da Emater-Rio e FIPERJ, lançaram o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar Fluminense (PDAFF), nesta segunda-feira, dia 4.

O programa conta com quatro eixos fundamentais para produtores do campo: inscrição ou atualização no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar - CAF (Modalidade Pessoa Física); fortalecimento e/ou promoção de novas formas associativas de organização da agricultura familiar no CAF (Modalidade Pessoa Jurídica); ampliação das ações necessárias para execução mais eficiente dos Programas Compras Públicas como PNAE e PAA, por exemplo, no Estado do Rio de Janeiro; e intensificar ações de promoção do acesso a crédito em linhas dedicadas como o Plano Safra da Agricultura Familiar.

"Se trata de produtores rurais que possuem desafios diversos como acesso ao crédito, assistência gerencial, apoio para comercialização de produtos e falta de infraestrutura logística. Por isso, o lançamento desse programa é de extrema importância para orientar e capacitar o produtor rural fluminense", reforça Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.

"A Emater-Rio coloca-se à disposição dos agricultores familiares e reforça a importância em ter a documentação atualizada", ressalta Marcelo Costa, presidente da Emater-Rio.