Central nuclear testa novas sirenes em Angra dos Reis

Por

Usina nuclear passará por avalização global de agência internacional

Testes das novas sirenes de emergência instaladas na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Itaorna, e em Praia Brava, uma das vilas residenciais da Eletronuclear, em Angra dos Reis, tiveram início nesta segunda-feira, dia 08. Os testes vão continuar ao longo dessa semana. Ambas as localidades, por estarem em áreas de propriedade da companhia, fazem parte do Plano de Emergência Local (PEL), que é administrado pela empresa.

As simulações de emergência ocorrerão ao longo desta semana com técnicos da Eletronuclear e representantes da empresa fornecedora dos aparelhos. O acionamento das sirenes não tem uma hora programada, mas acontecerá em horário comercial.

A modernização do sistema em Itaorna inclui a adição de uma nova sirene, totalizando quatro no local, enquanto em Praia Brava serão implantados dois novos equipamentos que substituirão a antiga comunicação via carros de som.

Os planos são testados anualmente através da execução de exercícios simulados. Desta forma é possível identificar pontos fortes do planejamento, bem como áreas para melhoria. A população é conscientizada através de participação em ações específicas.