Por Redação
Começou mais uma edição do Bunka-Sai, o Festival da Cultura do Japão de Petrópolis. O evento faz parte do calendário da cidade desde 2008, quando a festa foi realizada pela primeira vez, por conta das comemorações pelo centenário da imigração japonesa no Brasil. Até domingo (16), quatro exposições poderão ser visitadas durante a festa: Flores e Frutas do Japão, Origami, Trajes Tokusatsu e Pipas Japonesas. Tem ainda oficinas de mangá, origami, ikebana, palestras, artes marciais, dança do dragão, entre outras atrações. Um dos pontos altos será a apresentação de Cosplay, com vários personagens, em especial, dos mangás, os famosos quadrinhos japoneses. Nos jardins do Palácio de Cristal, barracas no mais lindo estilo japonês, vão vender as delícias da gastronomia japonesa.
A forte ligação entre a cidade de Petrópolis e o Japão começou ainda no século 19, quando em 1895 foi assinado, em Paris, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, entre o Brasil e o Japão. Dois anos depois, em 1897, o primeiro grupo diplomático japonês chegou ao Brasil e ficou hospedado em Petrópolis, no então Alexandra Hotel, atual Convento Nossa Senhora de Lourdes. No mesmo ano, foi aberta a primeira legação do Japão, na Avenida Sete de Abril, 609. Em 1903, a sede foi transferida para a Avenida Ipiranga.
Em 1906, a partir de um relatório enviado de Petrópolis para o governo Japonês, por meio do 3º Ministro do Japão, Fukashi Sugimura, as fronteiras do Brasil foram abertas para a imigração japonesa.
Finalmente, em 1909, chegou o primeiro navio, o Kasato-marú, trazendo os primeiros imigrantes japoneses, que desembarcaram em Santos. Petrópolis teve um papel importante na vinda do povo japonês para o Brasil e já mantinha relações com o Japão 12 anos antes da chegada dos japoneses em solo brasileiro.
A festa é esperada pelos petropolitanos apaixonados pela cultura oriental e também atrai turistas de vários lugares do Estado. A expectativa para o turismo no período do Bunka-Sai é positiva. Os eventos têm sido de extrema importância neste período considerado de baixa temporada, movimentando os meios de hospedagem e toda a cadeia produtiva ligada ao turismo. "Durante o feriado teremos os polos de moda e pontos turísticos em pleno funcionamento. O tempo firme, sem previsão de chuva para o fim de semana, é mais um ponto positivo que colabora para que os turistas visitem a festa e façam passeios pela nossa bela cidade", frisou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.
O evento, que tem entrada gratuita, é realizado pelo Instituto Municipal de Cultura, Secretaria de Turismo, Associação Nikkei de Petrópolis e co-realização do Consulado Geral do Japão no Rio. A programação está no site do evento.