Fóssil raro encontrado em Portugal
Escavações realizadas no quintal de uma casa na pacata cidade de Pombal, em Portugal, podem ter revelado um dos maiores fósseis de dinossauro já localizados na Europa.
Um time de paleontólogos portugueses e espanhóis recuperou parte de um esqueleto excepcionalmente grande de saurópode: gigante herbívoro conhecido por ter pescoço e cauda bastante longos.
"Toda a costela era muito massiva. Nós começamos a escavar e a costela continuava e continuava, o comprimento realmente não parava de aumentar", explica a paleontóloga Elisabete Malafaia, pesquisadora do Instituto Dom Luís, da Universidade de Lisboa.
"A uma dada altura, nós sabíamos que a maior costela dorsal conhecida até o momento rondava por volta de 2,70 metros, e já havíamos ultrapassado isso. Nós continuamos a escavar e a maior que nós encontramos tem cerca de três metros de comprimento", completa.
Segundo os pesquisadores envolvidos com o trabalho, o fóssil foi localizado em boas condições de preservação, mantendo ainda a posição anatômica original que teriam no animal em vida.
"Este modo de preservação é relativamente invulgar no registro fóssil de dinossauros do Jurássico Superior português", anunciou a universidade.
O material está agora sendo preparado para ser analisado pelos cientistas. A partir daí, será possível saber se o dinossauro já é conhecido ou se pertence a uma nova espécie.
O processo de descoberta do animal começou praticamente por acaso, quando um morador encontrou os vestígios dos primeiros ossos fossilizados enquanto fazia uma construção em seu terreno. O proprietário entrou então em contato com a universidade, que já vinha realizando trabalhos na região.
As escavações vêm sendo feitas aos poucos, desde 2017. A etapa mais recente, que identificou as enormes costelas, foi em agosto.
