As místicas da final digna de cinema da Libertadores 2025

Com jogo marcado para as 18h deste sábado (29), final entre Palmeiras e Flamengo envolve guerras de narrativas pela Glória Eterna

Por Pedro Sobreiro

Finalíssima da Libertadores acontece neste sábado (29) a partir das 18h

Em 2021, quando Palmeiras e Flamengo confirmaram suas vagas na finalíssima da Copa Libertadores da América, a imprensa brasileira definiu o confronto como o definidor de quem seria o grande clube brasileiro do momento. Nada mais justo, já que eram os dois últimos campeões da Libertadores e vinham em ampla dominância no cenário nacional, praticamente dividindo entre si as conquistas de Campeonatos Brasileiros, Copas do Brasil e Supercopas do Brasil. 

O resultado todo mundo lembra. Em jogo parelho, no histórico estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai, o meia Andreas Pereira escorregou na reta final, o atacante Deyverson não deu mole e fechou o placar em Palmeiras 2 a 1 Flamengo. A partida virou um dos capítulos desportivos mais amargos da história rubro-negra, e um dos mais doces da história alviverde. Ali foi consolidada a grande rivalidade da década no futebol brasileiro e sul-americano.

Agora, quatro anos depois, Palmeiras e Flamengo se encontram novamente na finalíssima da Libertadores e ambos apostam suas fichas na mística e nas narrativas para acreditarem na taça.

Do lado do Palmeiras, a situação não está muito boa. Depois de passar uma boa fase do Brasileirão na liderança, o time de Abel Ferreira deixou escapar a taça nas últimas rodadas, com uma sequência de derrotas inesperadas. Com isso, o Flamengo aproveitou e tomou a liderança, podendo confirmar o título já na próxima quarta (3/12), caso vença o Ceará no Maracanã.

Porém, a torcida alviverde preferiu encarar essas derrotas por uma ótica mística. Em 2020, ano da conquista de seu bicampeonato da Libertadores, o Palmeiras chegou à finalíssima contra o Santos vindo de uma sequência de um empate e duas derrotas. Em 2021, ano da conquista do tri, o Palmeiras vinha de uma sequência de três derrotas e um empate antes de vencer o Flamengo. 

Em 2025, o Palmeiras vai a Lima com três derrotas e dois empates. Além disso, assim como em 2021, o Palmeiras perdeu os jogos para o Flamengo no Campeonato Brasileiro. É curioso como o futebol faz com que até mesmo o "apego" a derrotas se transforme em esperança por meio de uma ótica mais "mística" do esporte.

Do lado do Flamengo, a superstição começa pelo palco da final. Em 2019, o Rubro-Negro foi ao estádio Monumental de Lima, do Peru, para enfrentar o River Plate. O resultado todos lembram. Em tarde mágica, Gabigol fez os dois gols da virada do Fla sobre os "Millonarios", consumando a conquista do Bi. E assim como em 2019, a finalíssima desse ano será no Monumental de Lima. Será o primeiro jogo dos cariocas no estádio desde o título de seis anos atrás. A diferença, porém, é que a torcida rubro-negra ficará alocada no lado oposto ao que ficou em 2019.

Outro ponto que mexe com a superstição dos flamenguistas é que a diretoria convenceu a Conmebol a deixá-los jogar com o tradicional uniforme vermelho e preto. Em 2021, por ter o Palmeiras como "mandante", o Flamengo jogou com seu uniforme branco. Em 2025, o Palmeiras é o "mandante" novamente, mas a diretoria conseguiu que a entidade máxima do futebol sul-americano liberasse o uso da camisa rubro-negra com shorts pretos.

Vale lembrar que os cariocas nunca perderam um jogo de final de Libertadores jogando com a camisa vermelha e preta. As duas derrotas (no segundo jogo da final de 1981 e a finalíssima de 2021) foram jogando de branco.

Protagonista

Reprodução/ YouTube - Andreas Pereira, vilão do Flamengo em 2021, agora é jogador do Palmeiras

Independentemente do resultado, todos os olhos estarão voltados para ele: Andreas Pereira. Grande protagonista da finalíssima de 2021, quando era o melhor jogador do Flamengo na final, Andreas escorregou na reta final do jogo e deixou o atacante Deyverson, do Palmeiras, de cara para o gol. O camisa 9 alviverde não perdoou e marcou o gol da vitória por 2 a 1 sobre o rubro-negro.

Agora, quatro anos depois, quis o destino que Andreas estivesse novamente na final entre Palmeiras e Flamengo. Porém, o meia chega a Lima vestindo a camisa do Palmeiras.

No duelo entre Flamengo e Palmeiras válido pelo Campeonato Brasileiro 2025, a torcida rubro-negra presente no Maracanã "pegou no pé" de Andreas, vaiando o jogador toda vez que ele tocava na bola e exibindo placas de traidor. Não é exagero dizer que a torcida "entrou na mente" do meia, que fez uma de suas piores partidas pelo alviverde e viu o Palmeiras sair derrotado por 3 a 2 no Rio. Mais do que isso, um momento em que ele escorregou no gramado do Maracanã rendeu comemorações eufóricas da torcida local.

O fantasma da Libertadores 2021 ainda ronda Andreas Pereira, e o jogo deste sábado será responsável por aumentar seu calvário ou por exorcizar esse trauma. Fato é que antes mesmo da partida começar, seu protagonista já foi definido.

Palmeiras x Flamengo está marcado para começar às 18h deste sábado (29). O jogo será transmitido pela Globo (TV aberta), ESPN (TV por assinatura), Disney+, Paramount+ e Ge TV (streaming).