Magnussen é o mais rápido e largará em 1º na Sprint Race do GP de São Paulo

Kevin Magnussen surpreendeu a todos e foi o mais rápido do qualificatório desta sexta-feira (11) no Autódromo de Interlagos. O piloto dinamarquês da Haas registrou a melhor volta (1m11s674) e largará na pole na corrida sprint deste sábado (12), que definirá o grid de largada oficial do GP do Brasil de Fórmula 1

Por Redação

First-placed Haas F1 Team's Danish driver Kevin Magnussen (C) poses with second-placed Red Bull Racing's Dutch driver Max Verstappen (L) and third-placed Mercedes' British driver George Russell after the qualifying session at the Autodromo Jose Carlos Pace racetrack, also known as Interlagos, in Sao Paulo, Brazil, on November 11, 2022, ahead of the Formula One Brazil Grand Prix. (Photo by NELSON ALMEIDA / POOL / AFP)

Kevin Magnussen surpreendeu a todos e foi o mais rápido do qualificatório desta sexta-feira (11) no Autódromo de Interlagos. O piloto dinamarquês da Haas registrou a melhor volta (1m11s674) e largará na pole na corrida sprint deste sábado (12), que definirá o grid de largada oficial do GP do Brasil de Fórmula 1.

Ele foi seguido no pódio da sessão por Max Verstappen, da Red Bull Racing, e por George Russell, da Mercedes. Lewis Hamilton, mais novo cidadão honorário brasileiro, ficou em oitavo.

O grande destaque do treino foi a conquista da primeira pole da carreira de Magnussen. O feito do piloto aconteceu na esteira de uma bandeira vermelha causada por Russell no Q3, o que fez com que a prova fosse paralisada e terminasse com os pilotos fora da pista devido ao aumento da chuva.

Encerradas as atividades desta sexta, a F1 volta neste sábado, às 12h30 (de Brasília), para a segunda sessão de treinos livres. Depois, às 16h30, acontece a Sprint Race. Já a corrida de domingo (13), a penúltima da temporada de 2022, está marcada para ter início às 15h.

Os treinos livres serão exibidos pelo BandSports. A Band transmite tanto a sessão classificatória quanto o próprio sprint -além da corrida.

Q1: DANÇA DAS CADEIRAS E NORRIS NA PONTA

Com o tempo fechado em Interlagos, o treino de classificação começou com os pilotos optando pelos pneus intermediários para testar a umidade da pista. A dupla da Ferrari assumiu a ponta da atividade logo nos primeiros minutos, com Leclerc na frente, mas o atual bicampeão não demorou para pegar a dianteira à frente.

No decorrer da sessão, com a pista seca e com apenas uma garoa fraca e intermitente, os pilotos trocaram para os pneus macios. Os que demoraram para mudar a estratégia acabaram em desvantagem.

Os últimos três minutos foram agitados, com várias reviravoltas na dianteira e no pelotão traseiro. No estouro do relógio, a última volta dos pilotos promoveu mudanças nas posições, com Norris terminando em primeiro, seguido por Hamilton e Alonso.

Leclerc e Sainz, que perigaram cair no Q1, conseguiram se safar. No final, Nicholas Latifi, Zhou Guanyu, Valtteri Bottas e Yuko Tsunoda e Mick Schumacher foram eliminados do qualificatório.

BASTIDOR DO Q1: MICK CHATEADO

Último colocado do Q1, Mick Schumacher (Haas) estava desolado após seu desempenho na sessão classificatória

Após ser eliminado, o alemão caminhou cabisbaixo rapidamente até o fim do paddock para a entrevista oficial da F1. Apenas um funcionário da equipe o acompanhou.

O piloto sonha com uma vaga no grid para 2023 e, caso não faça uma boa corrida no domingo, pode ver sua trajetória na F1 acabar -ao menos por enquanto.

Q2: VERSTAPPEN DOMINA E VETTEL RODA

Surpresa da primeira sessão, Norris logo assumiu a ponta na segunda atividade, seguido de perto por Verstappen. Embora uma garoa leve marcasse presença no circuito, os pilotos continuaram com os pneus macios.

A cerca de cinco minutos para o fim, o holandês da Red Bull e atual bicampeão conseguiu registrar o melhor tempo e permaneceu na dianteira até o final. Sainz e Leclerc conseguiram se recuperar após um Q1 dramático e terminaram em segundo e em terceiro, respectivamente. Lewis Hamilton ficou em nono.

Terminada a atividade, Albon, Gasly, Vettel, Ricciardo e Stroll foram eliminados do Q2. O piloto alemão da Aston Martin, inclusive, chegou a perder o controle de seu carro e rodou na pista nos minutos finais.

BASTIDOR DO Q2: VETTEL PAPARICADO

Em sua despedida em Interlagos, Sebastian Vettel (Aston Martin) foi bastante paparicado dentro do paddock.

Vencedor de três provas no Brasil, o alemão foi eliminado no Q2. Apesar disto, mostrou bom-humor ao ser abordado por fãs. Ele chegou, inclusive, a dar autógrafos após falar para os canais oficiais da F1.

Q3: RUSSEL CAUSA BANDEIRA VERMELHA E CONSAGRA MAGNUSSEN

Leclerc foi o único dos pilotos restantes a começar a sessão final com pneus intermediários, mas logo precisou trocar para os macios. Faltando 8 minutos para o fim, Russell passou reto em uma curva, foi direto para a brita e ficou atolado, causando bandeira vermelha e paralisando o Q3.

O britânico de 24 anos da Mercedes saiu ileso do carro e a atividade foi retomada. No entanto, com a chuva apertando, alguns pilotos voltaram para a pista somente para dar voltas para o público e a classificação da prova não mudou. Com isso, Kevin Magnussen, que estava na ponta antes da bandeira vermelha, terminou com o melhor tempo (1m11s674) e fará a pole na Sprint Race.

TELÕES APAGAM DURANTE TREINO

Alguns telões presentes no Autódromo de Interlagos tiveram problemas técnicos e pifaram no decorrer do qualificatório. As panes nos equipamentos aconteceram principalmente no setor da Heineken.
*
GRID DE LARGADA DA SPRINT RACE DO GP DE SÃO PAULO

1 - Kevin Magnussen (Haas)
2 - Max Verstappen (Red Bull)
3 - George Russell (Mercedes)
4 - Lando Norris (McLaren)
5 - Carlos Sainz (Ferrari)
6 - Esteban Ocon (Alpine)
7 - Fernando Alonso (Alpine)
8 - Lewis Hamilton (Mercedes)
9 - Sergio Pérez (Red Bull)
10 - Charles Leclerc (Ferrari)
11 - Alexander Albon (Williams)
12 - Pierre Gasly (AlphaTauri)
13 - Sebastian Vettel (Aston Martin)
14 - Daniel Ricciardo (McLaren)
15 - Lance Stroll (Aston Martin)
16 - Nicholas Latifi (Williams)
17 - Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
18 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
19 - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
20 - Mick Schumacher (Haas)