Seleção brasileira masculina de vôlei é campeã sul-americana no Rio
Vitória sobre a Argentina deu ao Brasil uma vaga na Olimpíada de LA 2028
Em uma Maracanãzinho lotado, a seleção brasileira masculina de vôlei bateu a Argentina por 3 sets a 0 e carimbou seu passaporte para as Olimpíadas de Los Angeles de 2028, assim como as meninas da seleção brasileira feminina na última semana. Além da vaga, essa vitória também rendeu o 34ª título do Campeonato Sul-Americano ao Brasil.
Diante de 11.968 torcedores, o seleção verde e amarela fez 25/20, 25/23 e 25/20, em uma partida marcada pelo amplo domínio brasileiro nos dois primeiros sets, e por um jogo muito parelho no set final, que contou com muitas provocações dos jogadores argentinos, em uma falha tentativa de entrar na mente dos jogadores do time da casa.
Neste cenário de "catimba", os torcedores viram uma versão diferente do técnico Bernardinho, que ficou conhecido por seus gritos e vigor à beira da quadra. Desta vez, porém, diante da tentativa argentina de inflamar a partida, Bernardinho passou grande parte do jogo pedindo calma a seus jogadores e confiança no altíssimo nível deles.
Eleito o melhor jogador do Pré-Olímpico Sul-Americano, o capitão brasileiro Lucarelli valorizou a vitória, mas ressaltou que os jogadores não podem ficar confortáveis somente com a classificação para a Olimpíada.
- A sensação é de quase dever cumprido, pois é só a classificação olímpica. Ainda teremos muito trabalho a fazer. Depois de um ano conturbado, de muitas dúvidas, conseguimos demonstrar que este grupo é muito aguerrido, e mereceu muito essa vaga. Vencer a Argentina de 3x0 é muito raro, mas não foi um jogo simples, nós conseguimos jogar muito bem, colocar uma pressão no saque e funcionou - disse.
O grande nome do jogo foi o oposto Darlan, maior pontuador da partida com 23 pontos. Ele valorizou o Maracanãzinho e a possibilidade de jogar em casa.
- Este título e a classificação olímpica, são um alívio, de certa forma. Poucas pessoas acreditavam em nós neste momento. Mostramos resiliência e muita vontade. Todo o trabalho feito foi recompensado. Nós não desistimos em momento nenhum, nos fechamos e este troféu é a prova de tudo. É muito bom poder jogar em casa, ter família e amigos por perto, olhar para a arquibancada e ver rostos familiares torcendo por você dá muita força - afirmou o oposto.
Foi uma campanha impecável da seleção, que terminou invicta, e manteve viva a tradição brasileira no vôlei olímpico, que, desde a estreia da modalidade nos Jogos, em 1964, nunca ficou de fora de uma Olimpíada.
Time ideal do torneio
A seleção do Campeonato Pré-Olímpico Sul-Americano de vôlei masculino, que é composta pelos melhores jogadores do torneio, foi divulgada após a vitória brasileira e está dominada por Argentina e Brasil.
O time ideal é formado pelo oposto Darlan e o levantador Cachopa (Brasil), os ponteiros Adriano e Aravena (Chile), os centrais Flávio e Loser (Argentina), e o líbero Massimino (Argentina).
MVP do campeonato, Lucarelli não entrou no time ideal.