Copa do Mundo de Lendas chega ao Rio em 2026

Apresentado no Roxy, torneio reunirá lendas do futebol mundial

Por Por Pedro Sobreiro

Após sediar duas Copas do Mundo, Olimpíada, Jogos Pan-Americanos, Libertadores, Mundial de Clubes, Copa América e Copa das Confederações, o Brasil se prepara para receber um novo torneio que promete mexer com a nostalgia dos apaixonados pelo futebol e dará aos mais jovens a oportunidade de ver algumas das maiores lendas do esporte desfilando suas habilidades em campo mais uma vez: a Copa do Mundo de Lendas 2026 (World Legends Cup).

O evento de lançamento do evento, que ainda não tem data confirmada, aconteceu nesta segunda-feira (2), no Roxy, em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde compareceram jogadores como Romário, Zico, Seedorf e Saviola, para apresentar o projeto, que será realizado ainda este ano.

O torneio reunirá seleções de todo o mundo, compostas por ex-jogadores históricos de cada país. A Seleção Brasileira, por exemplo, terá Zico como treinador, enquanto nomes como Romário, Cafu, Júnior e Emerson já estão convocados.

Ao todo, serão oito seleções no torneio, que será realizado todo no Rio de Janeiro. Além do Brasil, Arábia Saudita, Argentina, Espanha, França, Holanda, Itália e Nigéria integrarão esse mundial de lendas.

Serão sete partidas, disputadas em formato eliminatório, com dois tempos de 25 minutos. Em caso de empate, a decisão será por pênaltis, sem prorrogação.

Os jogos serão disputados no Estádio Olímpico Nilton Santos, com exceção da final, que será disputada no gramado sagrado do Maracanã.

Ao todo, a Copa do Mundo de Lendas 2026 reunirá mais de 170 lendas do futebol mundial. Os técnicos confirmados também serão lendas da bola. Fora Zico na Seleção Brasileira, a Itália será comandada por Maldini; a Argentina terá Gabriel Batistuta como treinador; a Espanha contará com Fernando Hierro no comando técnico, enquanto a Holanda contará com Gullit como treinador. A competição ainda conta com Khalilou Fadiga no comando na Nigéria e Majed Abdullah como técnico da Arábia Saudita.

Dentre os jogadores confirmados, os mais novos poderão ver Clarence Seedorf, craque de Real Madrid e Botafogo, com a camisa da Holanda; Buffon, Cannavaro e Nesta com o uniforme italiano; Agüero e Saviola pela Argentina, Puyol pela Espanha e Thierry Henry pela França.

A ideia é que mais nomes sejam revelados conforme a competição se aproximar. O torneio é uma evolução das "partidas Legends", que movimentam a cena esportiva na Europa.