Webdocumentário acompanha histórias da Várzea até a glória no Emirates Stadium

"Varzenal - Se Sujar É Glória" conta origens e importância do futebol de Várzea no Brasil

Por PEDRO SOBREIRO

Futebol de Várzea rouba a cena em novo webdocumentário sobre a Copa OMO Varzenal, cuja final foi disputada em Londres

Nos últimos anos, futebol e audiovisual passaram a caminhar juntos. Com a aprovação da "Lei do Mandante", durante os tempos de pandemia, os canais virtuais e as TVs de clubes explodiram no Brasil. Com a valorização desse meio digital, os clubes passaram a investir na produção de conteúdos originais, como os populares "bastidores" das vitórias, transmissões de coletivas, produção de documentários e até mesmo acompanhamento da recuperação de atletas.

Diante desse novo momento que vive o cenário esportivo brasileiro, a agência Mullen Lowe Brasil - Omnicom decidiu produzir um webdocumentário que acompanha o futebol brasileiro, mas não sobre os clubes bilionários. A produção, chamada "Varzenal - Se Sujar É Glória", acompanha oito times do futebol de várzea, que disputaram a Copa OMO Varzenal, campeonato de futebol amador criado pela OMO em parceria com KondZilla e o Arsenal, gigante da Premier League, a liga de futebol da Inglaterra.

Realizada em parceria com a OMO, a Kondzilla e o Arsenal, a websérie traz cinco episódios em que conta a história dos jogadores envolvidos no torneio, trazendo seus relatos pessoais e histórias emocionantes que levaram esses atletas amadores a um torneio desse porte.

Os episódios acompanham todo o processo da Copa OMO, passando pela seleção dos times, os jogos mata-mata em Santo André, a revelação dos finalistas até chegar ao grande dia da final, disputada no Emirates Stadium, em Londres.

A competição reuniu oito times de várzea paulistanos que carregam o Arsenal como inspiração no nome e na identidade, a junção dos dois universos, várzea e Arsenal, deu origem ao título "Varzenal". Ao longo do torneio, os times se enfrentaram em jogos eliminatórios com um objetivo improvável: garantir uma vaga na grande final, disputada no estádio de um dos clubes mais famosos do futebol mundial.

O documentário é sensacional ao contar essas histórias de jovens sonhadores podendo escapar da realidade sofrida do cotidiano. E isso se apoia muito na expertise da Kondzilla, produtora audiovisual muito influente na cena do Funk nacional, focando suas produções na cultura periférica com muito esmero.

"A KondZilla sempre contou histórias da periferia para o mundo, e a Copa OMO Varzenal é exatamente isso. É mostrar que o talento que nasce na várzea é gigante, merece palco e pode chegar onde ninguém imagina. Fazer parte desse projeto também marcou a história da KondZilla", explicou Konrad Dantas, fundador da KondZilla.

Essa conexão da música com o futebol é histórica no Brasil. Desde os tempos de ouro, o samba e o pagode andaram de braços dados à Seleção Brasileira e às principais torcidas do país. Mais recentemente, foi a vez do Funk invadir os vestiários, fones de ouvido e arquibancadas nacionais. Para Konrad, poder abordar essa conexão foi emocionante.

"A várzea é o coração da comunidade, é uma expressão cultural que vai além do jogo. O futebol amador faz parte da rotina das famílias e da cultura brasileira. E este campeonato tem o poder de dar visibilidade a essa paixão, transformando-a em um movimento global. Então poder criar uma série documental que enaltece a quebrada, os sonhos dos jogadores e de suas famílias e o futebol de várzea foi muito emocionante, e faz total sentido para a KondZilla este tipo de projeto, pois a quebrada, o futebol e o funk estão completamente conectados. E toda a parceria com OMO nos trouxe muita liberdade para contribuirmos com a nossa expertise e criatividade, trazendo como resultado esse doc que estamos muito orgulhosos", completou o CEO e Fundador da KondZilla.

Com a presença do Penta

Por envolver o Arsenal e o futebol brasileiro, a Copa OMO trouxe o pentacampeão do mundo em 2002 com a Seleção e ídolo do Arsenal, Gilberto Silva, para participar do processo e conversar com os atletas. Ele se juntou ao destaque do Arsenal atual, Gabriel Martinelli, e ao ídolo histórico do clube, de Ian Wright, para contarem suas histórias de origem no futebol.

"A sujeira e a resiliência são parte da cultura do futebol de várzea, assim como são herança de OMO. O futebol de várzea vai muito além do jogo, é um reflexo de resiliência, paixão, esforço coletivo e superação, é um movimento enraizado em identidade e pertencimento. Decidimos nos conectar com esse universo e levar a essência do 'Se Sujar Faz Bem' para fora da lavanderia, num espaço que traduz a nossa mensagem. Essa iniciativa mostra que a sujeira faz parte do jogo, e também das histórias e legados que construímos juntos. Assim, a Copa OMO Varzenal é uma homenagem à força que o esporte inspira nas pessoas, uma celebração da sujeira com orgulho, da paixão como força motora e da cultura popular como potência transformadora, que enaltece a nossa mensagem "Se Sujar É Glória", explica Giovanna Gomes, CMO de Home Care Latam na Unilever.

Todos os episódios já estão disponíveis no canal da KondZilla no YouTube.