Flamengo tem 'barca' de emprestados e foco em Kaio Jorge

Rubro-Negro não vai aproveitar nenhum dos atletas emprestados no último ano

Por

Por Bruno Braz (Folhapress)

O Flamengo não irá aproveitar em 2026 nenhum dos jogadores que estavam emprestados.

O atacante Carlinhos foi novamente emprestado, desta vez para o Remo. O jogador atuou no Vitória, em 2025, mas os baianos não quiseram exercer a opção de compra no valor de R$ 4,5 milhões. No clube paraense, ele assinará contrato até o fim da temporada, mesmo período em que se encerra seu vínculo com o Flamengo. Ou seja, o centroavante não atua mais pelo clube da Gávea.

Já o atacante Petterson, que estava emprestado ao Paysandu, teve seu contrato rescindido pelo Rubro-Negro. O vínculo ia até dezembro de 2027, mas as partes chegaram a um acordo para antecipar o distrato do jogador revelado no clube.

Outros dois "Crias do Ninho" ainda possuem contratos de empréstimo até junho de 2026: Lorran e Victor Hugo.

O meia-atacante Lorran está cedido ao Pisa, da Itália, e há uma cláusula que prevê a compra por parte do clube italiano caso ele atue pelo menos a metade dos jogos da temporada e não seja rebaixado. Até agora, porém, o jovem de 19 anos não deslanchou e soma apenas sete partidas e um gol.

Já Victor Hugo está no Santos. Ele soma nove partidas e nenhum gol. Em 2025, ele teve uma lesão na coxa direita que o deixou um longo período afastado. Apesar de ainda não ter empolgado, deve cumprir o contrato de empréstimo com o clube paulista até junho.

Foco total em Kaio Jorge

Por outro lado, o foco do Rubro-Negro para a temporada é o atacante Kaio Jorge, do Cruzeiro. O Cabuloso, porém, vem fazendo jogo duro.

Vice-presidente do Cruzeiro, Pedro Junio explicou as negativas do clubes às propostas do Flamengo para contratar Kaio Jorge. O dirigente comentou ainda o interesso do clube mineiro pelo meia Gerson, que está no Zenit (Rússia).

O dirigente afirmou que "valor oferecido pelo Flamengo é abaixo do que o Cruzeiro prospecta" para vender Kaio Jorge. A segunda proposta Rubro-Negra foi de 32 milhões de euros e consistia em 24 milhões de euros, a cessão do atacante Everton Cebolinha - avaliado pelo Rubro-Negro em 8 milhões de euros - além de 10% em uma futura venda de Kaio Jorge.

O time mineiro quer 50 milhões de euros pelo artilheiro do Campeonato Brasileiro e não demonstra interesse em se desfazer do jogador. O Flamengo, porém, estuda esticar um pouco mais a corda para tentar sensibilizar o Cruzeiro.

"A gente entende que neste momento os valores são relativamente baixos pelo que ele representa para o clube. Artilheiro do Campeonato Brasileiro, artilheiro da Copa do Brasil, um jogador de alto nível, jovem. Então a gente entende que o valor oferecido pelo Flamengo é abaixo do que o Cruzeiro prospecta. Nós não vamos vender nenhum jogador a qualquer custo para nenhum clube. Hoje nós podemos dizer que não dependemos de vendas dos jogadores para manter o clube. Isso é um fato que tranquiliza a comissão técnica", disse o vice-presidente do Cruzeiro à Itatiaia.

Em relação a Gerson, o dirigente se mostrou otimista, mas vê uma negociação complexa. Gerson deixou o Flamengo após a disputa do Mundial de Clubes de 2025. No Zenit, o volante atuou em apenas 12 oportunidades, e tem um gol.

"É um jogador que estamos em negociação, não é uma negociação fácil. É uma negociação que vai perdurar alguns dias pelo fato de que ele está em um grande clube na Rússia e pela grandeza do Gerson. Como um bom mineiro a gente vai negociando devagar, no dia a dia. [...] Estamos com expectativas altas, mas a gente sabe que não é uma negociação fácil. Estamos trabalhando. Quem sabe podemos ter um final feliz com relação ao Gerson. Ele quer voltar para o futebol brasileiro e o Cruzeiro é uma das opções para ele", concluiu Pedro Junio.