Flamengo viveu sonho dourado com Filipe Luís e sonha com mais

Temporada do Fla superou expectativas com recorde e revanche na Libertadores

Por

Por Pedro Sobreiro

Após a conquista da Copa do Brasil 2024, quando assumiu o elenco do Flamengo de forma emergencial - dada a saída do técnico Tite -, Filipe Luís chegou a ter seu futuro indefinido no time profissional do Rubro-Negro. Isso porque grande parte da torcida torceu o nariz quando a antig diretoria anunciou que não enxergava o ex-jogador como um "tapa-buraco", mas como uma promessa para o futuro da instituição.

Então, quando a temporada chegou ao fim e ele foi mantido no comando do elenco, alguns foram tomados pela desconfiança, enquanto outros optaram por dar a Filipe um voto de confiança. E talvez nem mesmo o mais otimista torcedor pudesse sonhar com o que foi o 2025 do Flamengo.

Campeão de praticamente tudo que disputou, o Urubu pôs debaixo das asas a Supercopa do Brasil, conquistada ante um desfalcado Botafogo; o Campeonato Carioca sobre o Fluminense; o Campeonato Brasileiro, após ver o Palmeiras abrir grande vantagem na disputa; e a tão sonhada Copa Libertadores da América, que exorcizou o trauma de 2021, conseguindo uma doce revanche contra o Palmeiras. De brinde, com a conquista, o Flamengo se tornou o único time brasileiro a ser tetracampeão da Libertadores.

Ano de revanches

Quando se fala na temporada 2025 do Flamengo, é impossível não mencionar as revanches, que vieram para o bem e para o mal do clube.

Na Copa do Brasil, grande frustração nacional do Fla na temporada, a jornada acabou de forma precoce. Nas oitavas, o clube optou por poupar atletas ante o Atlético-MG, que havia sido vice-campeão do torneio para o Rubro-Negro em 2024. Com "a faca no bico", o Galo levou a disputa para o pênaltis e conseguiu sua revanche, eliminando os cariocas no torneio.

Por outro lado, no retorno ao Estádio Monumental de Lima, palco da histórica final da Libertadores de 2019 conquistada pelo Flamengo, os cariocas enfrentaram o Palmeiras, algoz da final da Liberta de 2021, e venceram por 1 a 0, com gol de Danilo.

Frustração nos Mundiais

Se no Brasil e na América o Flamengo "nadou de braçada", a realidade bateu à porta no Super Mundial da FIFA e na Copa Intercontinental. Na maior competição de clubes da história, o Flamengo fez uma fase de grupos espetacular e ainda conseguiu uma vitória maiúscula contra o Chelsea, que viria a ser campeão do torneio depois. Porém, nas oitavas, o Rubro-Negro enfrentou o bicho-papão europeu, o Bayern de Munique. E o resultado foi uma eliminação por 4 a 2, com os alemães jogando em ritmo de treino.

Em dezembro, foi a vez do Intercontinental. Após passear no mata-mata, o Flamengo chegou à final contra o PSG, que não parece ter levado o jogo tão a sério assim, tendo poupado o craque do time, Dembélé, por boa parte do jogo. Em partida desastrosa do goleiro Rossi, o Flamengo conseguiu arrancar um empate por 1 a 1, mas perdeu nos pênaltis em atuação lendária do goleiro Safonov, que defendeu 4 pênaltis e deu a taça ao PSG.

Arrascaeta 'Prime'

Apesar dos reforços 'nível Europa' da segunda janela de transferências, que trouxe craques como Jorginho e Saúl, quem se destacou em 2025 foi Arrascaeta. Dono da camisa 10 da Gávea, o uruguaio participou de 45 gols na temporada, com 25 gols marcados e 20 assistências. Além disso, junto a Bruno Henrique, "Arrasca" se tornou o jogador mais vitorioso da história do Flamengo, tendo conquistado 17 troféus oficiais com a equipe.

Polêmicas extracampo

Apesar de ter conquistado praticamente tudo e ter arrecadado mais de R$ 2 bilhões, o Flamengo viveu uma série de polêmicas extracampo.

O vazamento de um print da diretoria que falava sobre a possibilidade de negociar o atacante Pedro, que foi publicamente criticado por Filipe Luís por uma suposta falta de compromisso nos treinos, criou um princípio de crise, que se intensificou com o vazamento de um áudio chefe do departamento médico, José Luiz Runco, sobre De La Cruz, em que praticamente afirmou que o uruguaio era clinicamente incapaz de jogar futebol profissional. Ele foi demitido e a situação médica do atleta foi tratada de forma particular.

Mas a grande polêmica do ano foi o julgamento de Bruno Henrique, que foi acusado de vazar informações privilegiadas para que o irmão fizesse apostas esportivas. Em julgamento que se arrastou pelo ano, Bruno Henrique, que havia sido punido com 12 jogos de suspensão, viu o clube conseguir efeito suspensivo para atuar enquanto não fosse julgado. Em novembro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entendeu que o caso não se enquadrava em artigos pesados de punição, já que o cartão amarelo supostamente forçado pelo atleta não foi "prejudicial" ao time.

Com isso, o atleta viu os 12 jogos de suspensão serem revertidos em uma multa de R$ 100 mil reais.

Mais investimentos

Com o orçamento bilionário atingido em 2025, o Flamengo prometeu fazer investimentos pesados para 2026. O primeiro já foi acertado na última semana do ano, com a renovação contratual de Filipe Luís, que se tornou o segundo técnico mais bem pago do Brasil. Agora, a torcida volta a sonhar com mais taças e ainda mais reforços.