Cabo Verde se classifica para a Copa

Por

Fenômeno nas redes sociais brasileiras, em que torcedores se uniram para apoiar a equipe, a seleção de Cabo Verde estará na Copa do Mundo pela primeira vez na história. O país africano se torna o segundo menor em termos populacionais a conseguir disputar um Mundial na história.

Cabo Verde se classificou após terminar as Eliminatórias Africanas na liderança do seu grupo. A vaga veio nesta segunda-feira (13), com a vitória sobre Essuatíni por 3 a 0, na última rodada, mas o grande trunfo aconteceu no mês passado, quando os Tubarões Azuis venceram a favorita Camarões e assumiram o topo da chave.

Cabo Verde só fica atrás da Islândia na lista dos países menos populosos que já jogaram uma Copa do Mundo. Os africanos têm cerca de 524 mil habitantes espalhados pelas 10 ilhas que formam o território. Já os europeus tinham cerca de 334 mil residentes quando se classificaram para o Mundial de 2018.

A nação é a menor em termos territoriais a jogar a Copa do Mundo. O país tem 4.033 km² e deixou Trinidad e Tobago - que tem 5.128 km² e jogou o Mundial de 2006 - para trás.

A vaga vem um ano depois de campanha histórica na Copa Africana de Nações. Na ocasião, a seleção cabo-verdiana chegou até às quartas de final, quando acabou eliminada pela África do Sul.

Cabo Verde é um país lusófono. Assim como no Brasil, a língua oficial é o português, mas o crioulo cabo-verdiano também é usado. Com Cabo Verde e Brasil classificados, enquanto Portugal tem vaga encaminhada, a Copa de 2026 caminha para igualar o recorde de mais lusófona da história. Em 2006, brasileiros e portugueses tiveram a companhia de Angola, somando três representantes.

Por Renan Liskai (Folhapress)