NFL no Brasil vira trunfo para São Paulo

Por

A "retribuição" do Philadelphia Eagles à contribuição brasileira na campanha do título do Super Bowl 59 foi comemorada pela gestão municipal de São Paulo, palco do histórico primeiro jogo no país. A franquia da NFL gravou a bandeira do Brasil em seu anel de campeão como homenagem ao evento que marcou o início da trajetória.

A SPTuris, empresa oficial de turismo e eventos da capital paulista esteve envolvida diretamente na vinda ao Brasil da maior liga de futebol americano do mundo - que quis repetir a dose em 2025 com uma segunda edição.

"O time que sediou o 1º São Paulo game foi o campeão. Saiu o anel [do Super Bowl] com a bandeira do Brasil, é um orgulho enorme para a gente", disse Gustavo Pires, presidente da SPTuris.

A homenagem partiu dos Eagles e foi inédita: é a primeira bandeira gravada em um anel de campeão do Super Bowl. A confecção do item é personalizada, e o símbolo brasileiro foi incluído na parte interna da joia, acima do mantra do técnico Nick Sirianni ("Duro, detalhado e juntos") e dos placares dos quatro jogos da pós-temporada, que coroaram a campanha vitoriosa.

A franquia da Filadélfia não foi a primeira a ser campeã na mesma temporada em que jogou fora dos EUA, mas foi a primeira mandante. Em 2007, ano de estreia dos jogos internacionais da NFL, o New York Giants era o visitante quando venceu o Miami Dolphins na temporada regular e, meses depois, veio a vencer o Super Bowl. O anel deles não contou com a bandeira britânica gravada.

O gestor paulistano reforçou que a "sorte" e outros atrativos ajudam o São Paulo Game a despontar como um "amuleto" da NFL.

Por André Martins (Folhapress)