O ano é da Red Bull e de Max Verstappen

Equipe se achou na temporada e, com um carro superior, põe holandês, literalmente, para voar

Por

Por Marcelo Perillier

Depois de anos de domínio da Mercedes na Fórmula 1 – e de Lewis Hamilton – a Red Bull, finalmente, pode ter achado o caminho da vitória e, quem sabe, do quinto título de construtores na F1, levando,  de sobra, levar o jovem Max Verstappen ao campeonato inédito de pilotos.

No último domingo (20), numa pista em que o predomínio era total da Mercedes, a RBR mostrou que está na trilha das conquistas.

Depois de ter largado na pole, Verstappen errou na primeira curva, deixando a liderança para Hamilton. Na troca de pneus, mais uma vez, a Red Bull foi perfeita na parada e deu a ponta de novo para o holandês.

Na segunda metade da prova, a grande jogada e, como diz no xadrez, o xeque-mate da RBR. A equipe chamou Verstappen para mais uma parada, pondo a Mercedes numa saia justa. A equipe alemã preferiu deixar seus pilotos na pista, com os pneus duros. O grande erro.

Com pneus médios novos, o holandês, literalmente, voou, fazendo um verdadeiro carrossel em Paul Ricard (França) e agravando ainda mais o calvário da Mercedes.

A duas voltas do fim, depois de tirar dez segundos de vantagem de Hamilton, Verstappen ultrapassou o britânico e recebeu a bandeirada na primeira posição. Sérgio Pérez, da RBR, completou o pódio.


As corridas dos dois próximos fins de semana serão na Áustria, casa da RBR. Oportunidade perfeita para subir no campeonato e decretar, de vez, o domínio na temporada 2021.