Democratização vascaína

Movimento feito por sócios quer trazer eleições diretas para São Januário

Por

Por Pedro Sobreiro

As semanas do Vasco têm sido muito agitadas. Além do crescimento surpreendente no número de sócios, um movimento criado pelos torcedores pode mudar de vez o formato de gestão do clube da Colina Histórica.

Chamado de “Nova Resposta Histórica” - em alusão ao documento feito pelo clube nos anos 20, que foi o passo inicial na inclusão de negros e pobres no futebol brasileiro -, o movimento está convocando os sócios com direito ao voto para se unirem por desejo antigo da torcida: eleições presidenciais diretas.

A ideia só foi virar realidade após o empate entre Flamego e Vasco por 4X4, quando o grupo resolveu pensar no projeto de forma séria. Os membros estão trabalhando para conseguir a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária, baseada em pontos confusos do próprio Estatuto do Vasco e no Código Civil, que prevê a convocação em duas situações: destituir administradores e alterar o estatuto.

Eles querem realizar uma alteração no estatuto para acabar com a eleição indireta. Atualmente, o sócio vota no candidato cuja proposta seja mais adequada aos seus ideais. Esses votos são levados para análise do Conselho, que decide se vai acatar o resultado escolhido nas urnas ou se vão optar por outro candidato.

A Nova Resposta Histórica está sendo realizada em etapas. A primeira, conforme indicado no Código Civil, é o recolhimento de fichas dos sócios aptos a votar. É previsto por lei que a convocação de uma Assembleia Geral seja realizada se houver a concordância de um quinto (20%) dos associados. Em outras palavras, o grupo está em busca de recolher aproximadamente 1.300 fichas para evitar qualquer questionamento sobre o processo.

Para isso, eles espalharam diversos pontos de recolhimento e até criaram uma caixa postal para que os torcedores de fora do Rio possam participar.

Assim que conseguirem as fichas, elas serão apuradas e encaminhadas para o presidente da Assembleia protocolar o pedido, que será aprovado ou não pelos sócios. É um trabalho árduo que pretende conscientizar o sócio sobre seu poder de decisão no clube e resgatar a vontade do torcedor de fazer parte da vida do Vasco. 

Você pode conferir os pontos de coleta de fichas e todos os detalhes do prjeto no site novarespostahistorica.com