Cerimônia de Novos Alunos da EsPCEx será dia 21

Por

A Cerimônia de Entrada dos Novos Alunos da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) será realizada no sábado, 21 de fevereiro, data da matrícula. A solenidade é gratuita, aberta ao público e iniciada às 9h com a entrada dos estudantes pelo Portão das Armas. Na sequência, às 10h, há a cerimônia de Entrega da Boina.

O evento será comandado pelo Coronel de Cavalaria, Daniel Mendes Aguiar Santos, comandante da escola.

Vestibular

O concurso 2025/ 2026 ofereceu 440 vagas (400 para o sexo masculino e 40 para o feminino) para brasileiros natos, de 17 a 22 anos de idade, com ensino médio completo ou cursando o 3º ano.

As inscrições ocorreram entre maio e junho de 2025, com o primeira etapa (exame intelectual) realizado em setembro do ano passado. A prova contempla as disciplinas de matemática, física, química, história, geografia, português, inglês e redação.

Já a segunda fase está sendo realizada este mês, até o preenchimento das vagas pelos majorados. É composta por inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica.

EsPCEx

É a única porta de entrada para a carreira de oficial do Exército Brasileiro. O concurso de admissão ocorre anualmente e dá acesso ao primeiro ano da faculdade de Ciências Militares.

Os demais quatro anos restantes são ministrados na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em Resende (RJ).

Entre as instruções militares abordadas, instrução individual do combatente, ordem unida, armamento, munição e tiro, além de ética e deveres militares.

O regime é de internato, pelos cinco anos, e exige a participação em acampamentos e exercícios de longa duração.

Ao concluir o ciclo inicial, na EsPCEx, o aluno recebe o título de cadete e obtém o direito à matrícula na Aman. Durante todo o internato, recebe alimentação, assistência médica, odontológica, psicológica e fardamento, além de ajuda de custo mensal para despesas pessoais.

A formatura resulta no grau de bacharel em ciências militares e na promoção ao posto de aspirante a oficial, iniciando a trajetória nas unidades militares pelo país.

Árduo

O processo exige dedicação integral, disciplina rígida e resistência física.