Título em aberto novamente

Max Verstappen vence e McLaren é eliminada no GP de Las Vegas

Por

Por Pedro Sobreiro

A madrugada deste domingo (23) foi quente para os fãs da Fórmula 1. Já famoso por render momentos curiosos, o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, reservou mais uma grande surpresa para o campeonato mais imprevisível dos últimos anos.

Inicialmente, o GP ficou marcado pela lambança do líder, Lando Norris, da McLaren, que largou na pole position e tentou fechar Max Verstappen, a principal ameaça ao título, ainda na primeira curva. Porém, a manobra não foi bem executada e o piloto da Red Bull ultrapassou o adversário com facilidade.

Com a liderança conquistada depois do 'mole' de Norris, Max liderou a prova até o fim e venceu o GP de Las Vegas deste ano. Lando Norris (2º) e George Russell, da Mercedes (3º), completaram o pódio. Com esse resultado, Norris chegaria a 408 pontos e praticamente consolidaria o título de campeão mundial deste ano.

Porém, quem dormiu logo após a corrida perdeu o movimento que deixou o campeonato em aberto novamente. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) realizou uma fiscalização nos carros da McLaren e constatou que eles infringiram o regulamento por terem excedido o desgaste da prancha que limita a altura dos carros. Com isso, tanto Lando Norris quanto Oscar Piastir, líder e vice-líder do mundial, respectivamente, foram desclassificados e perderam os pontos conquistados em Las Vegas.

Com isso, o pódio válido terminou composto por Max Verstappen, George Russell e Kimi Antonelli, também da Mercedes.

Mais do que isso, a vitória de Verstappen e a desclassificação dos pilotos da McLaren deixaram o campeonato em aberto novamente.

A classificação geral segue liderada por Norris, com 390 pontos, atrás dele estão Oscar Piastri e Max Verstappen, empatados com 366 pontos. Piastri, porém, está em segundo por ter uma vitória a mais que Verstappen.

A duas etapas do fim do mundial, a distância do líder para o vice-líder e o terceiro colocado é de 24 pontos, sendo que ainda há 58 pontos em disputa.