Mundial vai tomando forma

Copa tem cabeças de chave definidos com Brasil e chance de grupo da morte

Por

Por Guilherme Xavier e Renan Liskai (Folhapress)

A Copa do Mundo de 2026 já tem suas 42 vagas diretas preenchidas - outras seis virão da repescagem - e já é possível afirmar que o Brasil e outras 11 seleções serão cabeças de chave no sorteio do próximo dia 5 de dezembro.

Mesmo com o modelo de 48 seleções, é possível que se formem "grupos da morte". Tudo dependerá de como ficarão os outros potes e como a Fifa vai encaixar as seleções vindas da repescagem.

A única mudança possível em comparação a como foi feita a divisão dos potes nos últimos anos diz respeito à repescagem. Anteriormente, as seleções que se classificaram nesta instância iam direto para o "Pote 4", mas existe a possibilidade de que a medida seja abolida.

CABEÇAS DE CHAVE

Três dos 12 grupos que serão formados já têm a primeira equipe definida como cabeça de chave. Canadá, Estados Unidos e México sediarão a Copa do Mundo e, por isso, estão garantidos. Os outros nove grupos terão cabeças de chave com base no ranking da FIFA.

A Seleção Brasileira é um desses casos. O Brasil é o quinto no ranking da FIFA, de acordo com a atualização desta quarta-feira (19), e confirmou a classificação para a Copa do Mundo com o quinto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas.

Além do Brasil, a Argentina também vai representar o continente como cabeça de chave, sendo a segunda no ranking.

Espanha (1º), França (3º), Inglaterra (4º), Portugal (6º), Holanda (7°), Bélgica (8°) e Alemanha (9°) serão os demais cabeças de chave. Os belgas foram os últimos a garantirem posição, uma vez que se classificaram nesta terça-feira (18).

A Itália foi quem se deu mal. Por ter ido para a repescagem e ainda não ter vaga garantida, a seleção perdeu posições no ranking - era 9ª e caiu para 12ª - e não será cabeça de chave mesmo que se classifique.

GRUPOS DA MORTE?

São muitas seleções de tradição que não estão entre as cabeças de chave. Croácia e Marrocos estiveram entre as quatro melhores da última Copa do Mundo, disputada no Qatar. Elas aparecem na 10ª e 11ª posições, respectivamente.

Colômbia, Uruguai e Senegal são outros combinados considerados fortes entre as 20 melhores seleções do mundo. É bem provável que o trio esteja no "Pote 2".

A Noruega é mais uma surpresa que pode complicar grupos na Copa do Mundo. Haaland e companhia tiveram campanha praticamente perfeita nas Eliminatórias e carregam sonho antigo de um país inteiro.

A Itália pode contribuir para esse grupo da morte hipotético. Resta saber se vai conseguir a classificação para a Copa do Mundo, já que ficou fora das duas últimas, e os moldes do sorteio. Inicialmente, ela cairia no "Pote 4", assim como todos os outros da repescagem.

É importante destacar outras seleções interessantes que também vão para a repescagem. É o caso de Irlanda, Dinamarca e Polônia.