JUBs têm início em Natal
Jogos Universitários Brasileiros acontecerão até 18 de outubro
As competições dos Jogos Universitários Brasileiros começaram oficialmente nesta terça (7) e vão até 18 de outubro. Natal recebe os Jogos, promovidos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) junto ao Governo do Rio Grande do Norte através da Subsecretaria Do Esporte e Lazer, Visite o Rio Grande do Norte e a Federação Norteriograndense do Desporto Universitário (FNDU). Os jogos celebram um marco recorde: 7 mil estudantes-atletas, de 312 instituições de ensino dos 26 estados e Distrito Federal, esta é a maior edição da história dos jogos.
São 22 modalidades, entre esportes individuais, coletivos, modalidades e-sports e esportes intelectuais. Neste ano a novidade é o tiro ao arco, esporte olímpico que pela primeira vez será disputado no JUBs. As disputas acontecem como palco principal no Centro de Convenções de Natal e outros 11 locais de competições, entre ginásios e complexos esportivos.
Para o Presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, esta edição celebra um ano muito produtivo para entidade, encerrando o calendário de eventos oficiais nacionais.
"Tivemos um ano muito proveitoso para o esporte nacional, com eventos em Goiás, Maranhão, Distrito Federal e Paraíba. Agora chegamos ao Rio Grande do Norte cheios de energia para consagrar o saldo positivo de 2025".
Em Natal, Alim reforça as projeções, que vão além da realização de um espetáculo esportivo e movimento da economia local.
"O objetivo é deixar a marca da CBDU. Cada JUBs é um momento único e emocionante para todos nós. Mais do que uma competição, ele representa a união do esporte e da educação, dois pilares que precisam caminhar juntos. Queremos que esta edição deixe um legado para a cidade, fortalecendo não apenas a prática esportiva, mas também o desenvolvimento humano e acadêmico dos nossos jovens."
Já para o Subsecretário de Esportes e Lazer do Rio Grande do Norte, Cezar Nunes, ter o JUBs em Natal é fundamental não só para a formação de novos atletas como também é um grande ativo para movimentar o turismo e a economia local.
"É uma grande alegria e satisfação que, após 26 anos, o Rio Grande do Norte volte a ser sede do maior evento universitário da América Latina. Nosso objetivo é fomentar e incentivar ainda mais a prática do esporte universitário, movimentando não só o esporte, mas também toda uma cadeia que envolve turismo e economia. Assim, fazemos girar essa máquina propulsora que é o esporte e fortalecemos o esporte potiguar como um todo."