Os convocados de Ancelotti
Atletas foram convocados para jogos contra Coreia do Sul e Japão
Por Pedro Sobreiro
Na tarde desta quarta-feira (1º), o técnico Carlo Ancelotti anunciou a convocação dos 26 jogadores que representarão a Seleção Brasileira nos amistosos contra a Coreia do Sul e o Japão, na Ásia, nos dias 10 e 14 de outubro, respectivamente.
Antes do anúncio dos convocados, o coordenador executivo da CBF, Rodrigo Caetano, confirmou que a Seleção enfrentará duas seleções europeias na próxima Data FIFA, que acontecerá em novembro deste ano. Ele também afirmou que as sedes serão na Inglaterra e na França, apesar de não ter confirmado quais serão os adversários. Corre internamente que os possíveis adversários são a próprias Inglaterra e França, com a Holanda correndo por fora.
Na convocação, Ancelotti deu prioridade a atletas que atuam no futebol europeu. De acordo com o técnico, a escolha se deu pelo menor tempo de viagem que eles terão de fazer. Do futebol brasileiro, apenas o zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro, e o goleiro Hugo Souza, do Corinthians, foram chamados.
Perguntado sobre a convocação, que não apostou em jogadores "alternativos", como Paulo Henrique, do Vasco, ou Luciano Juba, do Bahia, por exemplo, Ancelotti foi muito claro: "não quero inventar".
"A Seleção Brasileira não vai jogar para que eu possa fazer testes, o time vai entrar em campo para jogar bem, vencer e encantar a torcida. Essa é minha prioridade. Todos os jogos serão usados para jogar bem, ganhar e melhorar o ambiente. No caminho, haverá novos jogadores em campo, atletas que vou conhecer, mas a prioridade é muito clara. Temos que ganhar do Japão, possivelmente jogar bem e possivelmente aparar arestas. A qualidade dos jogadores brasileiros é inegável, mas não quero experimentos. A ideia que tenho para os próximos meses é muito clara. Não quero inventar, porque o futebol já foi inventado há muito tempo", explicou o treinador.
Ainda assim, o treinador italiano ressaltou que os atletas devem seguir fazendo um bom trabalho, porque o time que jogará a Copa do Mundo em 2026 ainda não está fechado. Ainda há esperança, principalmente para os jogadores do futebol brasileiro.
"Obviamente há muitos jogadores brasileiros nesta lista que já estiveram nas outras convocações e vão estar nas próximas convocações, mas há ainda novas datas para atletas que mantenham o alto nível, atuem no futebol brasileiro ou no Europeu. Estamos observando muitos jogadores que poderão estar nas próximas convocações", afirmou Ancelotti.
O que chama atenção é a convocação de goleiros. Com a lesão de Alisson, Ederson será o titular do primeiro jogo por questões de hierarquia, mas Ancelotti confirmou que pretende dar a titularidade a Hugo Souza na partida contra o Japão. O treinador já afirmou que planeja contar com um goleiro "pegador de pênaltis" e Hugo parece ser o favorito.
Confira os convocados:
Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Fenerbahçe) e Hugo Souza (Corinthians).
Defensores: Caio Henrique (Monaco), Carlos Augusto (Internazionale) Douglas Santos (Zenit), Militão (Real Madrid), Fabricio Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Beraldo (PSG), Vanderson (Monaco) e Wesley (Roma).
Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Joelinton (Newcastle) e Paquetá (West Ham).
Atacantes: Estevão (Chelsea), Martinelli (Arsenal), Igor Jesus (Nottingham Forest), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid).