Por:

Dembélé: melhor do mundo

Por André Fontenelle (Folhapress)

Ousmane Dembélé, atacante francês do Paris Saint-Germain, confirmou o favoritismo e ganhou a Bola de Ouro da revista France Football, mais tradicional prêmio individual do futebol mundial. O vencedor é escolhido por votação de cem jornalistas, um de cada um dos cem melhores países no ranking de seleções da Fifa.

Dembélé, 28, foi considerado o melhor jogador da temporada 2024/25. Ele se destacou na conquista, que era inédita para o PSG, da Champions League, principal torneio de clubes da Europa.

O prêmio foi entregue no Teatro do Châtelet, em Paris, pelo ex-jogador brasileiro Ronaldinho Gaúcho - ele próprio ganhador da Bola em 2005 e jogador do PSG entre 2001 e 2003.

Dembélé só pôde comparecer porque está lesionado: no mesmo horário da cerimônia seu time estava em Marselha, jogando uma partida do Campeonato Francês, adiada do domingo devido à chuva - perdeu por 1 a 0 para o Olympique.

O principal rival de Dembélé na temporada foi o espanhol Lamine Yamal, 18, do Barcelona.

Outros dois brasileiros estavam entre os 30 indicados deste ano, os atacantes Raphinha, do Barcelona, e Vinicius Junior, do Real Madrid. Raphinha conseguiu um lugar no top 10, em quinto. Vini, segundo colocado no ano passado em uma votação polêmica, desta vez ficou apenas na 16ª posição.

No feminino, também havia duas brasileiras indicadas: a lendária Marta, 39, atacante do Orlando Pride, foi a 12ª colocada, enquanto Amanda Gutierres, atacante do Palmeiras, ficou em 21º lugar. As duas se destacaram na conquista da Copa América pela seleção brasileira, em agosto, no Equador.

Pelo segundo ano consecutivo o treinador brasileiro Arthur Elias foi um dos cinco indicados a melhor técnico de equipe feminina.