Por:

Teste Feminino da Fórmula E

Por Pedro Sobreiro

Após o sucesso da edição 2024 do inovador Teste Feminino do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, a organização da Fórmula E confirmou a segunda edição do teste, que já tem data e local para acontecer. Ele será realizado em Valência, na Espanha, na sexta-feira, 31 de outubro de 2025, como parte do programa oficial de testes de pré-temporada antes da abertura da Temporada 2025/26.

Todas as dez equipes da Fórmula E terão representantes, no teste, cujo tempo agora foi dobrado para comportar até 20 pilotos femininos de elite nos carros de corrida GEN3 Evo, os mesmos modelos utilizados pelos pilotos oficiais da Fórmula E.

As equipes participantes devem escalar obrigatoriamente uma mulher piloto, mas podem inscrever até duas para guiarem os carros.

Para Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, o grande diferencial é a oportunidade de ver as mulheres pilotando carros com o mesmo desempenho dos homens.

"Estamos felizes por voltar com nosso segundo teste exclusivo para mulheres. O evento do ano passado foi um marco e seu sucesso estabeleceu as bases para o que está por vir. Este ano, com o dobro do tempo de pista, estamos oferecendo uma plataforma ainda maior para que as pilotos de elite demonstrem seu talento em nosso carro de corrida de última geração, o GEN3 Evo. Diferente de outras categorias, nas quais as mulheres pilotos têm que usar máquinas antigas ou restritas, elas usarão o carro GEN3 Evo de última geração, que acelera 30% mais rápido que um carro de F1, da mesma forma que nossos pilotos fazem no Campeonato. Vimos essa iniciativa levar a um progresso real na carreira de várias pilotos e esperamos que o teste deste ano abra ainda mais portas", afirmou.

Na última temporada, as mulheres pilotos foram reconhecidas com cargos na Fórmula E. A ideia é continuar incentivando o envolvimento feminino na categoria.

Pablo Martino, Diretor da Fórmula E junto à FIA, falou sobre o Teste Feminino.

"Após o sucesso do Teste Feminino inaugural da Fórmula E, temos o prazer de oferecer às talentosas pilotos mais uma oportunidade inestimável de adquirir experiência e mostrar suas habilidades na categoria. O feedback das equipes e participantes no ano passado foi positivo, e já houve um enorme nível de interesse no teste do próximo mês. No Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E , estamos comprometidos em promover maior diversidade e igualdade no automobilismo e, com várias mulheres que testaram o carro de Fórmula E no ano passado tendo se estabelecido em algumas posições no campeonato, não temos dúvidas de que é apenas uma questão de tempo até vermos uma delas se juntando ao grid", comentou.

Girls on Track

Paralelamente, a Fórmula E também sediará uma edição especial do programa FIA Girls on Track no mesmo dia do teste exclusivo para mulheres, com até 100 jovens locais, oferecendo workshops educacionais práticos e a oportunidade de conhecer as pilotos e equipes, aumentando a visibilidade, o envolvimento e as oportunidades para mulheres que desejam entrar no ecossistema do automobilismo. As candidatas interessadas podem se inscrever neste link: https://r1.dotdigital- pages.com/p/4H56-12Y5/fia-girls-on-track.