Por:

Copa de Taekwondo no Rio

A Copa Spartan Taekwondo Team chega à Vila Olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador, no dia 19 de outubro às 9 horas, com lutas que unem disciplina, emoção e inclusão. Organizada pela Spartan Taekwondo Team, a competição reúne academias de todo o Estado do Rio de Janeiro em disputas nas modalidades Poomsae (forma) e Kyorugui (Luta). As inscrições para competir têm custo de R$60, acompanhadas da doação de 1kg de alimento não perecível.

Inaugurada pela Prefeitura e administrada pela Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro (SMELRIO), a Vila Olímpica Nilton Santos é um centro poliesportivo criado para atender principalmente comunidades de menor renda. O espaço visa promover inclusão e desenvolvimento social por meio do esporte.

Realizador do evento, o Projeto social Taekwondo Spartan Team surgiu com o objetivo de usar o esporte como ferramenta de socialização e inclusão para jovens de comunidades. Ao longo dos seus anos de atuação, o projeto recebeu apoio do Subsecretário de Esporte Comunitário, Osvaldo Pereira. Para ele, a realização do campeonato reflete a importância de garantir acesso gratuito ao esporte que alcance toda a comunidade.

Mais do que uma competição acessível, a Copa Spartan abre espaço também para lutadores com deficiências físicas ou cognitivas.

Os combates serão organizados em formato de disputas casadas, com confrontos definidos previamente pela organização de acordo com idade, peso e graduação dos competidores. O modelo proposto assegura o equilíbrio e segurança, atendendo tanto aos atletas do Parataekwondo quanto aos demais participantes.

A premiação contemplará atletas e equipes em ambas as modalidades. No quadro geral por equipes, as três primeiras colocadas de cada modalidade serão premiadas com troféus personalizados. A classificação será definida pelo maior número de medalhas de ouro conquistadas; em caso de empate, serão considerados, sucessivamente, o número de pratas e depois de bronzes.

Com taxa de inscrição no valor de R$60 mais a doação de 1kg de alimento não perecível, o campeonato reafirma o compromisso de democratizar o acesso ao esporte. A taxa, bem abaixo da cobrada em competições tradicionais, torna a participação muito mais acessível para os atletas.

Para competir e conferir o regulamento do torneio, entre em contato pelo whatsapp (21) 97486-7445 até às 22h do dia 12 de outubro.