Por:

Itália conquista o bimundial

Por Pedro Sobreiro

O Mundial Feminino de Vôlei chegou ao fim neste domingo (7), em Bangkok, na Tailândia, com duas partidas espetaculares. Na madrugada do Brasil, a Seleção Brasileira enfrentou o Japão na disputa pelo bronze.

Em jogo emocionante, as Meninas do Vôlei derrotaram as japonesas por 3 sets a 2, com parciais de 12/25, 17/25, 25/19, 29/27 e 16/18. O Brasil foi avassalador nos dois primeiros sets, mas as japonesas acordaram e conseguiram empatar. No tie-break, sobrou o talento de Gabi, a maior pontuadora do jogo, para decidir a partida e trazer o bronze para o Brasil.

Mas o grande jogo da vez foi o duelo entre Itália x Turquia, que aconteceu logo em seguida. Valendo o título mundial, as duas finalistas fizeram uma partida que já entrou para a história do esporte com a vitória italiana por 3 sets a 2.

Após um primeiro set disputado ponto a ponto, vencido pela Itália por 25 a 23, a Turquia demonstrou uma força assustadora, realizando vencendo o segundo set de forma humilhante, aplicando um 25 a 13 sobre as italianas.

O terceiro set trouxe a recuperação italiana, com grande atuação de Egonu. Mas a Turquia não se rendeu e conseguiu empatar no set, com atuação de gala de Vargas. Porém, o set foi reservado para o brilho de Egonu, que deu a vitória às italianas por 26 a 24 neste set.

Com a Itália na frente, muitos já davam o título como definido. Porém, a Turquia voltou para infernizar a defesa italiana. Vargas, com 'sangue nos olhos' fez a Itália adotar um sistema mais defensivo, mas de nada adiantou. A Turquia venceu o quarto set por 25 a 19.

Com o empate, as duas equipes foram para o tie-break. A Turquia começou avassaladora, mas a entrada de Antropova resolveu a partida. A italiana se transformou na pedra do sapato de Vargas, que pouco conseguiu fazer. Resultado: Itália venceu por 15 a 8, conquistando o bicampeonato mundial.