Norris vence em Silverstone

Norris vence GP da Inglaterra com primeiro pódio de Hulkenberg

Por

Por Julianne Cerasoli (Folhapress)

Lando Norris venceu uma corrida emocionante neste domingo (6) do Grande Prêmio de Silverstone de Fórmula 1, com várias mudanças climáticas, decisões estratégicas complicadas, acidentes e escapadas de pista. E quem tomou as decisões corretas para colocar a Sauber no pódio e ficar pela primeira vez na carreira entre os três primeiros foi Nico Hulkenberg, companheiro de Gabriel Bortoleto, que tem sido um dos grandes pilotos do campeonato.

O alemão conquistou esse primeiro pódio em sua 239ª corrida na carreira. O líder do campeonato, Oscar Piastri, estava na ponta e foi punido, terminando em segundo.

Foi um GP da Grã-Bretanha em um dia típico de verão inglês: com pancadas de chuva que complicaram a vida dos pilotos e geraram uma corrida muito acidentada e cheia de períodos de Safety Car e Safety Car Virtual.

Uma das 'vítimas' foi o brasileiro Gabriel Bortoleto, que abandonou logo na quarta volta depois de perder o controle de sua Sauber. Ele foi um dos quatro pilotos que decidiram trocar os pneus intermediários, de chuva, pelos pneus de pista seca no final da volta de apresentação, vendo que o sol tinha saído após uma pancada de chuva em Silverstone. Mas a pista ainda estava longe de estar seca.

Era uma corrida em que Lewis Hamilton sentia que poderia conseguir seu primeiro pódio na Ferrari, mas, mesmo parando na mesma volta dos líderes, ele não conseguia acompanhar o pelotão da frente. Quando a pista começou a secar, ele passou Pierre Gasly e passou e a se aproximar da disputa pela última posição do pódio.

Mas haveria mais drama pela frente: a pista estava secando novamente, e Hamilton saiu da pista. Piastri também saiu da pista. Com essas paradas, ele cumpriu sua punição e cedeu a liderança para Norris. Foi a primeira vitória de Norris em casa, e a primeira vez que ele ganhou duas corridas em sequência.